Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorRossetto, Eduardo Soarespt_BR
dc.date.accessioned2024-02-22T05:00:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272094pt_BR
dc.description.abstractOs Pré-universitários Populares (PUPs) são movimentos sociais da educação que visam diminuir a distância entre as classes populares e o acesso ao ensino superior público. Contam com educadores em sua maioria ainda cursando licenciatura, que contribuem com seu trabalho docente voluntário. Por meio de entrevista semi-estruturada, ouvimos sete educadores da área das Ciências da Natureza de PUPs em Porto Alegre - RS. Estas entrevistas foram transcritas e analisadas utilizando Análise Textual Discursiva sob a luz da perspectiva freireana de educação, buscando elementos que fornecessem pistas sobre a práxis (ação-reflexão-ação educativa) dos educadores participantes, a partir da qual sintetizamos seis categorias explicativas que identificam questões importantes nos discursos analisados: i) educação bancária simultaneamente criticada e praticada; ii) amorosidade presente, mas separada da ação pedagógica; iii) dimensão militante latente; iv) situação-limite do trabalho voluntário; v) diversidade de concepções de Educação Popular; e vi) situação-limite da pedagogia bancária. Embora não tenha sido possível perceber uma práxis autêntica na atuação desses educadores, esses sujeitos vivem uma dualidade entre limites e potencialidades dos PUPs que pode fornecer as condições necessárias para o desenvolvimento de sua práxis educativa libertária e transformadora.pt_BR
dc.description.abstractPopular pre-college courses (PUPs) are social movements on education that aim to reduce the distance between the working classes and accessing public college education. They majorly count on teachers that haven’t yet graduated and contribute with voluntary educational work. We interviewed, through a semi-structured interview, seven teachers from the Natural Sciences field in Porto Alegre - RS. These interviews were transcribed and analyzed by using Discourse Textual Analysis on the light of Paulo Freire’s perspective on education, seeking elements that would provide clues on the interviewed teacher’s educational praxis (acting-reflecting-acting), from which we synthesized six explanatory categories that identify important matters in the analyzed discourses: i) Simultaneous critic and practice of bancary education; ii) present amorosity, but separated from pedagogic action; iii) latent militant dimension; iv) voluntary work’s situation-limit; v) conceptual diversity on Popular Education; and vi) bancary pedagogy’s situation-limit. Even though it wasn’t possible to identify authentic praxis on these teacher’s practice, these subjects live a duality consisting of the PUPs’ limits and potentialities that may provide the necessary conditions in order to develop an educational praxis that is both liberating and transformative.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPopular pre-college coursesen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectPopular Educationen
dc.subjectCurso pré-vestibularpt_BR
dc.subjectFreirean perspectiveen
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.titlePráxis docente de Ciências da Natureza em pré-universitários populares de Porto Alegre - RSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196846pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples