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dc.contributor.advisorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorWeber, Bruna Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-17T04:55:16Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/272034pt_BR
dc.description.abstractA partir das contribuições dos Estudos de Gênero e Sexualidade, assim como discussões sobre docência na Educação Infantil, o presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral compreender como ocorre o processo de constituição profissional de mulheres lésbicas na Educação Infantil. Em tal direção, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) identificar os desafios enfrentados pelas entrevistadas junto às famílias e gestão da instituição no âmbito da atuação docente; 2) possibilitar com que as entrevistadas narrem suas histórias de vida, formação e atuação profissional; 3) debater o lugar das mulheres lésbicas no campo da atuação profissional como professoras da Educação Infantil. Metodologicamente a pesquisa foi desenvolvida através da entrevista narrativa, com professoras lésbicas que atuam na Educação Infantil em escolas do município de Porto Alegre - RS (e região metropolitana) e que trabalham na rede municipal de São Paulo - SP. A leitura das entrevistas foi realizada a partir da análise do conteúdo. Dessas análises, foram definidas as seguintes unidades: a) ser mulher, lésbica e professora de Educação Infantil; b) desafios enfrentados pelas professoras enquanto mulheres lésbicas no exercício da docência com crianças; c) concepções sobre a invisibilidade da professora lésbica na Educação Infantil; d) indicações das professoras entrevistadas para as colegas que estão iniciando a carreira profissional. Através das análises foi possível inferir nas narrativas das entrevistadas que os processos de discriminação enfrentados pelas professoras estão centrados principalmente na aceitação das colegas de profissão. Além disso, destaca-se o fato de que as professoras resistem à invisibilidade existente dentro das escolas, decorrente da lesbofobia que se encontra presente estruturalmente na sociedade. Por fim, evidencia-se que as narrativas de vida das professoras entrevistadas podem contribuir para o enfrentamento das discriminações sofridas por professoras lésbicas na Educação Infantil, assim como inspirar práticas mais acolhedoras da diversidade da sexualidade das docentes no âmbito das Escolas de Educação Infantil.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.titleA invisibilidade das docentes lésbicas na educação infantil : narrativas de resistênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001196611pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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