Narrar é pertencer : histórias de mulheres de teatro de Porto Alegre
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Outro título
Narrar es pertencer : historias de mujeres de teatro de Porto Alegre
Narrating is belonging stories of women in meater in Porto Alegre
Assunto
Resumo
Os estudos feministas evidenciam a urgência de articular narrativas que contraponham versões hegemônicas universalizantes. Assim, ao pensar práticas sexistas que também ocorrem no campo do teatro, este trabalho tem por objetivo reconhecer e compartilhar narrativas de sete artistas - atrizes, encenadoras e iluminadoras - cujas trajetórias marcam a história do teatro na cidade de Porto Alegre. Alicerçada no trabalho de pesquisadoras feministas, a metodologia foi desenvolvida a partir da pesquisa ...
Os estudos feministas evidenciam a urgência de articular narrativas que contraponham versões hegemônicas universalizantes. Assim, ao pensar práticas sexistas que também ocorrem no campo do teatro, este trabalho tem por objetivo reconhecer e compartilhar narrativas de sete artistas - atrizes, encenadoras e iluminadoras - cujas trajetórias marcam a história do teatro na cidade de Porto Alegre. Alicerçada no trabalho de pesquisadoras feministas, a metodologia foi desenvolvida a partir da pesquisa narrativa, entretecendo teoria, criação e experiência. O aporte teórico dialoga com campos do teatro, com narrativas e feminismos, no intuito de vislumbrar epistemologias que incluam as mulheres no fazer teatral. As histórias das interlocutoras revelam a construção de um legado entretecido de referências diversas, entre elas, mulheres artistas de Porto Alegre, que ao serem nomeadas, compõem uma rede que se conecta e se desdobra, fortalecendo as narrativas e protagonismo das mulheres na história do teatro da cidade. ...
Resumen
Los estudios feministas muestran la urgencia de articular las narrativas que se opongan a universalizar versiones hegemónicas. Así, al pensar en prácticas sexistas que también ocurren en el campo del teatro, el objetivo de este trabajo es reconocer y compartir narrativas de siete artistas – actrices, directoras y diseñadoras de iluminación – cuyas trayectorias marcan la historia del teatro en la ciudad brasileña de Porto Alegre. A partir del trabajo de investigadoras feministas, la metodología ...
Los estudios feministas muestran la urgencia de articular las narrativas que se opongan a universalizar versiones hegemónicas. Así, al pensar en prácticas sexistas que también ocurren en el campo del teatro, el objetivo de este trabajo es reconocer y compartir narrativas de siete artistas – actrices, directoras y diseñadoras de iluminación – cuyas trayectorias marcan la historia del teatro en la ciudad brasileña de Porto Alegre. A partir del trabajo de investigadoras feministas, la metodología se desarrolló a partir de la investigación narrativa, entrelazando teoría, creación y experiencia. El aporte teórico dialoga con los campos teatrales, con las narrativas y los feminismos para alumbrar epistemologías que incluyan a las mujeres en la creación teatral. Las historias de las interlocutoras revelan la construcción de un legado entretejido con diversas referencias, entre ellas las mujeres artistas de Porto Alegre, que, al ser nombradas, componen una red que se conecta y se despliega, fortaleciendo las narrativas y el protagonismo de las mujeres en la historia teatral de la ciudad. ...
Abstract
Feminist studies demonstrate the urgency of articulating narratives that oppose universalizing hegemonic versions. Thus, by contemplating sexist practices that also occur in the field of theater, this work aims to recognize and share the narratives of seven artists – actresses, directors, and lighting designers – whose trajectories mark the history of theater in the Brazilian city of Porto Alegre. Based on the work of feminist researchers, the methodology was developed from narrative research, ...
Feminist studies demonstrate the urgency of articulating narratives that oppose universalizing hegemonic versions. Thus, by contemplating sexist practices that also occur in the field of theater, this work aims to recognize and share the narratives of seven artists – actresses, directors, and lighting designers – whose trajectories mark the history of theater in the Brazilian city of Porto Alegre. Based on the work of feminist researchers, the methodology was developed from narrative research, interlacing theory, creation, and experience. The theoretical contribution dialogues with theater fields, narratives, and feminisms so as to shed light on epistemologies that include women who do theater. These artists’ stories reveal the construction of an intertwined legacy of diverse references, including female artists from Porto Alegre, who, when mentioned by name, make up a network which connects and expands, strengthening the narratives and prominence of women in the city’s history of theater. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2878)Artes Cênicas (220)
Este item está licenciado na Creative Commons License