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dc.contributor.advisorHoffmann, Marilisa Bialvopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Michele Assis dept_BR
dc.date.accessioned2024-02-06T04:30:49Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/271509pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa discute e analisa o currículo dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de Instituições de Educação Superior públicas do Rio Grande do Sul (RS) e as implicações da Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) na formação de professores. Portanto, tem como objetivo analisar a produção de sentidos que os currículos destas diferentes universidades propõem quanto à perspectiva antirracista na formação de professores/as. O encaminhamento metodológico utilizado é de natureza qualitativa e trata-se de um estudo do tipo documental. Para tanto, inicialmente analisamos os impactos da Base Nacional Comum Curricular como documento norteador dos currículos escolares da Educação Básica, especificamente no município de Esteio/RS, bem como, se esse documento está em consonância com o que orientam as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Em seguida, buscou-se analisar o que as pesquisas da área da Educação em Ciências têm debatido em relação à temática antirracista, a fim de traçar um panorama dos trabalhos publicados e reafirmar a relevância desta pesquisa. Por fim, analisamos os Projetos Pedagógicos dos Cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas de nove diferentes instituições de ensino superior públicas federais do RS, quanto à estruturação curricular, ementário de disciplinas obrigatórias e eletivas, bibliografias sugeridas, perfil do egresso e formas de implementação dos conteúdos acerca das relações étnico-raciais, na formação dos futuros docentes. Percebemos que as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, a resolução CNE/CP 01/2004 e as DCNs para educação das relações étnico-raciais impactaram a elaboração dos currículos, mas apesar das referidas leis serem citadas ao longo dos documentos, existem lacunas que não definem como a temática será abordada ou ações quando ocorrem, de forma descontextualizada e isoladas do restante do currículo. Com este trabalho reafirma-se a necessidade de uma maior atenção para os currículos de Licenciatura em Ciências Biológicas, no momento em que estes podem tomar outros sentidos quando os conhecimentos da ERER passam a fazer parte da formulação didático-pedagógica e curricular. Assim, compreende-se que as questões étnico-raciais, das diferenças e da diversidade devem se tornar parte integrante e orgânica dos currículos, visando uma formação de professores sensíveis à inclusão nas práticas pedagógicas antirracistas ao longo de todo currículo, bem como orientam as Diretrizes, tornando consequentemente, o ambiente escolar um espaço acolhedor e que celebre as diversidades.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciaturapt_BR
dc.subjectCiências biológicaspt_BR
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectEducação das Relações Étnicos-Raciais (ERER)pt_BR
dc.titleA educação para as relações étnico-raciais na formação docente : uma análise dos currículos de licenciaturas em Ciências Biológicas do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001194851pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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