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dc.contributor.authorKönig, Solane Trischpt_BR
dc.contributor.authorHaas, Jaqueline Mallmannpt_BR
dc.contributor.authorRambo, Anelise Gracielept_BR
dc.contributor.authorStoffel, Janetept_BR
dc.date.accessioned2024-01-12T03:29:52Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2178-5694pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270923pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo busca auxiliar na compreensão de como está ocorrendo o processo de sucessão na agricultura familiar na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetiva-se, especificamente, identificar e analisar a relação da educação do Ensino Médio Politécnico do município de Itati com as perspectivas profissionais dos jovens rurais locais e seus interesses quanto à sucessão ou não dos pais nas Unidades Produtivas Familiares (UPFs). Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso, incluindo uma pesquisa exploratória e descritiva. Nesse sentido, os resultados enfatizam que uma parcela significativa dos alunos vinculados às escolas rurais admite que a introdução de conteúdos voltados às temáticas da agricultura familiar e do desenvolvimento rural iria colaborar na formação das suas perspectivas de estudar e permanecer no espaço rural. Por fim, identificou-se que a educação para o campo se constrói no próprio campo, e o projeto político da educação precisa ser construído com as novas relações entre os sujeitos da educação e os seus conhecimentos e saberes e por novos pactos entre Estado, escola e sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis article seeks to assist in the understanding of how the succession process is occurring in family farming in the North Coast region of Rio Grande do Sul. Aiming specifically to identify and analyze the relationship between polytechnic high school education in the municipality of Itati, with the professional perspectives of local rural youth and their interests in the succession or not of parents in the Family Productive Units - UPFs. Methodologically, a case study was used, including an exploratory and descriptive research. In this sense, the results emphasize that a significant portion of the students, linked to rural schools, admit that the introduction of contents focused on the themes of family farming and rural development would collaborate in the formation of their perspectives to study, and remain in the rural space. Finally, it was identified that education for the countryside is built in the countryside itself, and the political project of education needs to be built with the new relationships between the subjects of education and their knowledge and knowledge and new pacts between the State, School and Society.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConversas & controvérsias. Vol. 10, n. 1 (2023), 12 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCountryside educationen
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectYoung peopleen
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectLitoral Norte, Região (RS)pt_BR
dc.subjectItati (RS)pt_BR
dc.titleEnsino e agricultura familiar : desafios da relação a partir da realidade do município de Itati/RSpt_BR
dc.title.alternativeTeaching and family farming : challenges of the relationship from the reality of the municipality of Itati/RSen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001174449pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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