Ensino e agricultura familiar : desafios da relação a partir da realidade do município de Itati/RS
dc.contributor.author | König, Solane Trisch | pt_BR |
dc.contributor.author | Haas, Jaqueline Mallmann | pt_BR |
dc.contributor.author | Rambo, Anelise Graciele | pt_BR |
dc.contributor.author | Stoffel, Janete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-01-12T03:29:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-5694 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/270923 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo busca auxiliar na compreensão de como está ocorrendo o processo de sucessão na agricultura familiar na região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Objetiva-se, especificamente, identificar e analisar a relação da educação do Ensino Médio Politécnico do município de Itati com as perspectivas profissionais dos jovens rurais locais e seus interesses quanto à sucessão ou não dos pais nas Unidades Produtivas Familiares (UPFs). Metodologicamente, utilizou-se um estudo de caso, incluindo uma pesquisa exploratória e descritiva. Nesse sentido, os resultados enfatizam que uma parcela significativa dos alunos vinculados às escolas rurais admite que a introdução de conteúdos voltados às temáticas da agricultura familiar e do desenvolvimento rural iria colaborar na formação das suas perspectivas de estudar e permanecer no espaço rural. Por fim, identificou-se que a educação para o campo se constrói no próprio campo, e o projeto político da educação precisa ser construído com as novas relações entre os sujeitos da educação e os seus conhecimentos e saberes e por novos pactos entre Estado, escola e sociedade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article seeks to assist in the understanding of how the succession process is occurring in family farming in the North Coast region of Rio Grande do Sul. Aiming specifically to identify and analyze the relationship between polytechnic high school education in the municipality of Itati, with the professional perspectives of local rural youth and their interests in the succession or not of parents in the Family Productive Units - UPFs. Methodologically, a case study was used, including an exploratory and descriptive research. In this sense, the results emphasize that a significant portion of the students, linked to rural schools, admit that the introduction of contents focused on the themes of family farming and rural development would collaborate in the formation of their perspectives to study, and remain in the rural space. Finally, it was identified that education for the countryside is built in the countryside itself, and the political project of education needs to be built with the new relationships between the subjects of education and their knowledge and knowledge and new pacts between the State, School and Society. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Conversas & controvérsias. Vol. 10, n. 1 (2023), 12 p. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Countryside education | en |
dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject | Young people | en |
dc.subject | Jovens | pt_BR |
dc.subject | Litoral Norte, Região (RS) | pt_BR |
dc.subject | Itati (RS) | pt_BR |
dc.title | Ensino e agricultura familiar : desafios da relação a partir da realidade do município de Itati/RS | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching and family farming : challenges of the relationship from the reality of the municipality of Itati/RS | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174449 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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