Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorMezalira, Sandra Marapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-20T03:22:55Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/270409pt_BR
dc.description.abstractProgressivamente emergem sinais de que os alertas sobre a insustentabilidade socioambiental, do atual modelo civilizacional, estão se confirmando. O projeto de uma agricultura industrializada, o denominado modelo de agricultura do agronegócio, segundo os referenciais adotados, insere-se nessa insustentabilidade. Nesse sentido, em consonância com o referencial freireano e o Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade, a pesquisa consistiu em compreender o posicionamento e as práticas de professores e estudantes do Ensino Médio, de duas escolas estaduais, em relação à temática agrotóxicos, bem como compreensões e vivências sobre outros modelos de produção de alimentos, como a agroecologia. Os resultados foram analisados pela Análise Textual Discursiva e sintetizados em duas categorias assumidas a priori, relacionadas a Situação-Limite e ao Inédito-Viável, respectivamente: a) Agrotóxico como situação-limite e b) O inédito-viável agroecologia. A cada uma dessas categorias foram associadas categorias emergentes, sendo: a.1) O agronegócio e os agrotóxicos ‘alimentam o mundo’; a.2) O Agronegócio e os agrotóxicos como caminho único para o progresso, para o desenvolvimento econômico; a.3) Fatalismo: os agrotóxicos causam problemas ao ser humano e ao ambiente, mas não há o que fazer; a.4) Mau uso dos agrotóxicos e a.5) Conscientização sem a problematização do modelo do agronegócio. À segunda categoria foram relacionadas: b.1) Diálogo entre escola e comunidade; b.2) Constituição de uma cultura de participação; b.3) Flexibilidade curricular e b.4) Currículo interdisciplinar. Os dois conjuntos de subcategorias, cada um associado a uma categoria geral, sinalizam tarefas, desafios para configurações curriculares, para reconfigurações mais amplas da organização espaço-temporal da escola. Configurações permeadas pela denúncia (problematização) e o anúncio, possibilidades inéditas não presentes em currículos convencionais. A pesquisa buscou fundamentar e sinalizar caminhos para o diálogo entre processos produtivos e educativos. Nesse sentido, o Pensamento Latino-Americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade ao defender uma agenda voltada para efetivas necessidades da sociedade latino-americana, aponta para a busca de algo novo, genuíno, distinto do hegemônico. Este novo, inédito, no caso da produção de alimentos, é encontrada nos princípios da agroecologia. Agroecologia expressando o inédito-viável freireano.pt_BR
dc.description.abstractSigns are progressively appearing that the warnings about the socio-environmental unsustainability of the current model of civilization are being confirmed. The project of industrialized agriculture, the so-called agribusiness model of agriculture, according to the references adopted, is part of this unsustainability. In this sense, in line with the Freirean framework and Latin American Thinking on Science-Technology-Society, the research consisted of understanding the position and practices of high school teachers and students from two state schools in relation to the topic of pesticides, as well as their understanding and experience of other models of food production, such as agroecology. The results were analyzed using Textual Discourse Analysis and synthesized into two categories assumed a priori, related to the Limit-Situation and the Unprecedented-Viable, respectively: a) Pesticides as a limit-situation and b) Unprecedented-viable agroecology. Emerging categories were associated with each of these categories, respectively: a.1) Agribusiness and pesticides 'feed the world'; a.2) Agribusiness and pesticides as the only path to progress, to economic development; a.3) Fatalism: pesticides cause problems for human beings and the environment, but there's nothing we can do about it; a.4) Misuse of pesticides and a.5) Raising awareness without problematizing the agribusiness model. The second category included: b.1) Dialogue between school and community; b.2) Creating a culture of participation; b.3) Curricular flexibility and b.4) Interdisciplinary curriculum. The two sets of subcategories, each associated with a general category, signal tasks, challenges for curricular configurations, for broader reconfigurations of the school's space-time organization. Configurations permeated by denunciation (problematization) and announcement, unprecedented possibilities not present in conventional curricula. The research sought to substantiate and point the way to the dialog between productive and educational processes. In this sense, Latin American Thinking on Science-Technology-Society, in defending an agenda focused on the real needs of Latin American society, points to the search for something new, genuine, different from the hegemonic. This new thing, unprecedented, in the case of food production, can be found in the principles of agroecology. Agroecology expressing the Freirean unprecedented-viable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática profissionalpt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.subjectFreireen
dc.subjectAgroquímicospt_BR
dc.subjectPráticas interdisciplinarespt_BR
dc.subjectCTS/PLACTSen
dc.subjectPesticidesen
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectAgroecologyen
dc.titleDa situação-limite agrotóxicos ao inédito-viável expresso pela agroecologia : compreensões e práticas de professores e estudantes de escolas do campopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coBracagioli Neto, Albertopt_BR
dc.identifier.nrb001193668pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples