Geomarketing eleitoral : uma análise espacial dos resultados das eleções 2008 em Porto \Alegre - RS
Visualizar/abrir
Data
2009Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Temos como objetivo nesse trabalho buscar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça, Maria do Rosário, Manuela d´Ávila e Luciana Genro no primeiro turno do processo eleitoral de 2008, utilizando técnicas de Geomarketing Político. Analisando informações acerca do perfil econômico, social e de infra-estrutura do município, tentamos identificar aonde os candidatos obtiveram suas maiores vantagens contra seus concorrentes. Foram ge ...
Temos como objetivo nesse trabalho buscar uma análise comparativa entre os resultados obtidos pelos candidatos à Prefeitura de Porto Alegre José Fogaça, Maria do Rosário, Manuela d´Ávila e Luciana Genro no primeiro turno do processo eleitoral de 2008, utilizando técnicas de Geomarketing Político. Analisando informações acerca do perfil econômico, social e de infra-estrutura do município, tentamos identificar aonde os candidatos obtiveram suas maiores vantagens contra seus concorrentes. Foram gerados mapas temáticos com as informações obtidas junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e ao Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE) que possibilitaram a elaboração de análises espaciais, buscando identificar as áreas de influência ou poder político de cada candidato. A representação espacial mostrou o desempenho dos candidatos e também suas áreas de influência e poder político. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Geografia (463)
Este item está licenciado na Creative Commons License