Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBruscato, Léia Miottopt_BR
dc.contributor.authorBastiani, Jamile dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-13T03:25:50Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/268358pt_BR
dc.description.abstractA história e a cultura de um povo podem ser reconhecidas por meio das edificações presentes na paisagem, entendidas como representações físicas da identidade da cidade e de seus habitantes. Com base nas críticas feitas à metodologia para Educação Patrimonial proposta por Horta (1999) e levando em consideração a conceituação sugerida por Scifoni (2012), em que a Educação Patrimonial deve ser vista como um processo e não apenas como um produto, somando-se à evolução da tecnologia, aponta se a inquietação de como a Educação Patrimonial, aliada aos avanços tecnológicos, pode atuar de forma conjunta na salvaguarda e disseminação da importância do patrimônio histórico na Educação Patrimonial. Nesse sentido, admite-se como objetivo desta pesquisa o desenvolvimento de um Guia Digital Online para utilização na Educação Patrimonial. O estudo fundamenta-se em contribuições de autores e estudos que foram desenvolvidos ao longo do tempo, tendo como pilar a fotogrametria, materialização e disseminação de informações na Educação Patrimonial. A metodologia delineada apresenta um conjunto de 12 etapas (framework) formuladas a partir da interpretação e análise de diferentes estudos produzidos no decorrer do tempo, por diferentes autores. Os procedimentos abarcam a realização de um modelo de uma parte do Observatório Astronômico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a coleta e análise de dados através de videoaulas, workshop e grupo de foco, de modo a validar e avaliar o Guia Digital Online proposto, assim como a sua replicabilidade. O estudo tem como resultado uma plataforma digital finalizada, um passo a passo da aplicação do Guia, além de um Repositório Digital de todos os projetos que utilizem dessa ferramenta. O estudo demonstra que a união entre a Educação Patrimonial e as Tecnologia Digitais, neste trabalho compreendidas pela fotogrametria, impressão 3D (FFF) e corte a laser, consistem em uma possibilidade que pode proporcionar a crianças, jovens e adultos uma experiência singular na valorização da memória.pt_BR
dc.description.abstractThe history and people culture can be recognized through the buildings present in the landscape, understood as physical representations of the identity of the city and its inhabitants. Based on the criticisms made to the methodology for Heritage Education proposed by Horta (1999) and taking into account the conceptualization suggested by Scifoni (2012), in which Heritage Education should be seen as a process and not just as a product, adding to to the evolution of technology, there is a concern about how Heritage Education, combined with technological advances, can act jointly in safeguarding and disseminating the importance of historical heritage in Heritage Education. In this sense, the objective of this research is the development of an Online Digital Guide for use in Heritage Education. The study is based on contributions from authors and studies that have been developed over time, based on photogrammetry, materialization and dissemination of information in Heritage Education. The outlined methodology presents a set of 12 stages (framework) formulated from the interpretation and analysis of different studies produced over time by different authors. The procedures include the realization of a model of a part of the Astronomical Observatory of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS) and the collection and analysis of data through video classes, workshop and focus group, in order to validate and evaluate the Guide Digital Online proposed, as well as its replicability. The study results in a finalized digital platform, a step-by-step application of the Guide, as well as a Digital Repository of all projects that use this tool. The study demonstrates that the union between Heritage Education and Digital Technologies, in this work understood by photogrammetry, 3D printing (FFF) and laser cutting, consist of a possibility that can provide children, young people and adults with a unique experience in valuing the memory.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObservatório Astronômico da UFRGSpt_BR
dc.subjectOnline digital guideen
dc.subjectHeritage educationen
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectFabricação digitalpt_BR
dc.subject3D technologiesen
dc.subjectDigital fabricationen
dc.titleCriação de um Guia Digital Online para Educação Patrimonial : um estudo de caso utilizando o Observatório Astronômico da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeCreation of an Online Digital Guide : a case study using the UFRGS Astronomical Observatoryen
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.identifier.nrb001189752pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Designpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples