Qualidade da relação médico-paciente no Brasil e sua associação com características de médicos e pacientes
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Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Introdução: A qualidade da relação médico-paciente desempenha um papel crucial na qualidade dos serviços de saúde, através da experiência dos usuários. Uma boa relação médico-paciente está associada com diversos efeitos positivos, como melhor cuidado de doenças crônicas, melhor autocuidado, maior adesão aos tratamentos e maior satisfação com o tratamento recebido. A fim de aferir a qualidade da relação médico-paciente, instrumentos de psicometria tem sido usualmente utilizados, com destaque par ...
Introdução: A qualidade da relação médico-paciente desempenha um papel crucial na qualidade dos serviços de saúde, através da experiência dos usuários. Uma boa relação médico-paciente está associada com diversos efeitos positivos, como melhor cuidado de doenças crônicas, melhor autocuidado, maior adesão aos tratamentos e maior satisfação com o tratamento recebido. A fim de aferir a qualidade da relação médico-paciente, instrumentos de psicometria tem sido usualmente utilizados, com destaque para o patient-doctor relationship questionnaire (PDRQ-9), considerando sua praticidade e bons parâmetros psicométricos. O PDRQ-9 já foi validado em diversos contexto e países, não foram definidos parâmetros categóricos de qualidade a partir do escore obtido pelo instrumento. Também não foram estudados os fatores associados a uma relação médico-paciente de alta qualidade no Brasil. O objetivo deste estudo é estabelecer parâmetros categóricos de qualidade da relação médico-paciente a partir do escore do PDRQ-9, bem como investigar fatores relacionados a pacientes e médicos da atenção primária à saúde (APS) do SUS associados com a qualidade da relação médico-paciente. Método: Trata-se de estudo transversal, realizado através de entrevista in loco, da população adulta usuária da APS do SUS e seus médicos de referência, de todas as regiões brasileiras. A coleta de dados ocorreu entre julho e novembro de 2016. Foram incluídos 6.160 pacientes e 494 médicos no estudo. As categorias de qualidade foram estabelecidas através do uso de Análise de Classes Latentes. O ponto de corte fui estabelecido através da utilização do Índice de Youden. As características de pacientes e médicos associadas ao alto escore do PDRQ-9 foram identificadas por meio da equação de estimação generalizada (EEG). Resultados: O PDRQ-9 apresentou duas categorias distintas: uma relacionada a uma alta avaliação da qualidade da relação médico-paciente e outra relacionada a uma avaliação moderada. O ponto de corte para distinguir entre essas categorias foi estabelecido em 3,5 (em uma variação possível de 1 a 5). Este ponto de corte demonstrou uma altos Índice de 11 Youden, sensibilidade e especificidade, com valores de 0,94, 0,96 e 0,98, respectivamente. Na análise dos fatores associados a um alto escore do PDRQ-9, apenas características dos pacientes mantiveram-se significativamente associadas à relação médico-paciente de alta qualidade na análise multivariada: residir em município urbano, sexo masculino, possuir 10 ou mais anos de estudo, obter a consulta no mesmo dia que que procurou atendimento, ter consultado mais de 3 vezes no último ano com o seu médico e ser atendido em Unidade de Saúde da Família (USF) com alto escore de qualidade da APS. Discussão: A definição de categorias de qualidade do PDRQ-9 facilitará a comunicação dos resultados e sua aplicação na avaliação da qualidade do cuidado. Através da sua utilização, foi possível identificar iniquidades na relação médico-paciente no Brasil, com pacientes que compartilham características comuns com seus médicos, ou que consultam eu USFs com alto escore de APS, tendendo a ter relacionamentos mais satisfatórios. Isso ressalta a importância do desenvolvimento da competência cultural dos médicos e da estruturação dos serviços para melhorar a qualidade do cuidado. Em suma, os resultados deste estudo são valiosos para pacientes, profissionais de saúde, pesquisadores e gestores, pois oferecem resultados importantes sobre como diferenciar uma relação médico-paciente de alta qualidade e quais fatores influenciam nessa qualidade, permitindo o e desenvolvimento de estratégias de melhoria da experiência das pessoas com o atendimento recebido. ...
Abstract
Introduction: The quality of the doctor-patient relationship plays a crucial role in healthcare services, impacting user experiences. A good doctor-patient relationship is associated with various positive effects, such as better care for chronic diseases, improved self-care, greater adherence to treatments, and higher satisfaction with the received treatment. To assess the quality of the doctor-patient relationship, psychometric instruments have been commonly used, with emphasis on the Patient- ...
Introduction: The quality of the doctor-patient relationship plays a crucial role in healthcare services, impacting user experiences. A good doctor-patient relationship is associated with various positive effects, such as better care for chronic diseases, improved self-care, greater adherence to treatments, and higher satisfaction with the received treatment. To assess the quality of the doctor-patient relationship, psychometric instruments have been commonly used, with emphasis on the Patient-Doctor Relationship Questionnaire (PDRQ-9), considering its practicality and good psychometric parameters. The PDRQ-9 has been validated in various contexts and countries, but categorical quality parameters based on the instrument's score have not been defined. Additionally, factors associated with a high-quality doctor-patient relationship in Brazil have not been studied. The aim of this study is to establish categorical quality parameters for the doctor-patient relationship based on the PDRQ-9 score and investigate factors related to patients and physicians associated with the quality of the doctor-patient relationship in primary healthcare (PHC) of the Brazilian Unified Health System (SUS). Method: This is a cross-sectional study conducted through in-person interviews with the adult population using PHC in the SUS and their reference physicians from all Brazilian regions. Data collection took place between July and November 2016, involving 6,160 patients and 494 physicians. Quality categories were established using Latent Class Analysis, and the cutoff point was determined using the Youden Index. Patient and physician characteristics associated with a high PDRQ-9 score were identified through Generalized Estimation Equation (GEE) analysis. Results: The PDRQ-9 presented two distinct categories: one related to a high assessment of the quality of the doctor-patient relationship and another related to a moderate assessment. The cutoff point to distinguish between these categories was set at 3.5 (on a possible range of 1 to 5). This cutoff point demonstrated high Youden Index, sensitivity, and specificity, with values of 0.94, 0.96, and 0.98, 13 respectively. In the analysis of factors associated with a high PDRQ-9 score, only patient characteristics remained significantly associated with a high-quality doctor-patient relationship in multivariate analysis: residing in an urban municipality, male gender, having 10 or more years of education, obtaining a consultation on the same day as seeking care, consulting with the doctor more than 3 times in the last year, and consulting in a Family Health Facility (FHF) with a high PHC quality score. Discussion: Defining PDRQ-9 quality categories will facilitate communication of results and their application in assessing quality of care. Through its use, inequalities in the doctor-patient relationship in Brazil were identified, with patients sharing common characteristics with their physicians, or consulting FHFs with a high APS score, tending to have more satisfactory relationships. This underscores the importance of physicians' cultural competence development and service structuring to improve quality of care. In summary, the results of this study are valuable for patients, healthcare professionals, researchers, and managers as they provide important insights into differentiating a high-quality doctor-patient relationship and the factors influencing this quality, enabling the development of strategies to improve people's experiences with healthcare. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia.
Coleções
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