Práticas musicais entre meninas no contexto de uma girl band
Visualizar/abrir
Data
2023Autor
Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese investigou como meninas se relacionam com as práticas musicais no contexto de uma girl band. Como objetivos específicos, buscou analisar como as meninas percebem sua inserção nas práticas musicais, examinar como avaliam a participação de mulheres e meninas nas práticas musicais em seu contexto cultural e caracterizar modos de atuação entre meninas em uma prática musical single-sex. Os pressupostos que orientaram este trabalho sustentam-se nos estudos girlhood, nas teorias do feminismo ...
Esta tese investigou como meninas se relacionam com as práticas musicais no contexto de uma girl band. Como objetivos específicos, buscou analisar como as meninas percebem sua inserção nas práticas musicais, examinar como avaliam a participação de mulheres e meninas nas práticas musicais em seu contexto cultural e caracterizar modos de atuação entre meninas em uma prática musical single-sex. Os pressupostos que orientaram este trabalho sustentam-se nos estudos girlhood, nas teorias do feminismo e no conceito de práticas musicais na perspectiva de Wayne Bowman. A metodologia consistiu em um estudo de caso com procedimentos que envolveram entrevistas e uma oficina de produção musical, com encontros que ocorreram entre 2021 e 2023. A análise dos dados apresenta resultados organizados em três tópicos principais: percepções e ações das meninas nas práticas musicais, práticas musicais e diálogos entre meninas e autonomia nas práticas musicais. Os resultados mostram que as meninas são capazes de perceber diversas nuances sobre o cerne das questões que envolvem a vida das mulheres no patriarcado, bem como sua influência nas práticas musicais; que meninas exploram modos específicos de se comunicar e de produzir música em conjunto e que o exercício da autonomia das meninas nessa prática musical se constituiu pelo suporte das ações, para que pudessem realizar um acontecimento musical específico desejável. A girl band estudada nesta tese se originou e se desenvolveu em uma dinâmica sonoro-reflexiva, organizada por ações que denominei micromovimentos e macromovimentos, as quais viabilizaram outros modos de fazer música e de ser menina, trazendo subsídios para pensar a construção de uma educação musical feminista. ...
Abstract
The purpose of this thesis is to investigate how girls relate to musical practices in the context of a girl band. As specific objectives, it seeks to analyze how girls perceive their insertion in musical practices, examine how they evaluate the participation of women and girls in musical practices in their cultural context and characterize modes of action among girls in a single-sex musical practice. The assumptions that guide this work are based on girlhood studies, theories of feminism and th ...
The purpose of this thesis is to investigate how girls relate to musical practices in the context of a girl band. As specific objectives, it seeks to analyze how girls perceive their insertion in musical practices, examine how they evaluate the participation of women and girls in musical practices in their cultural context and characterize modes of action among girls in a single-sex musical practice. The assumptions that guide this work are based on girlhood studies, theories of feminism and the concept of musical practices from Wayne Bowman’s perspective. The methodology consisted of a case study with procedures that involved interviews and a music production workshop, with meetings that took place between 2021 and 2023. Data analysis presents results organized into three main topics: perceptions and actions of girls in musical practices, musical practices and dialogues between girls, and autonomy in musical practices. The results show that the girls are able to perceive different nuances about the heart of the issues that involves women’s life in patriarchy, as well as their influence on musical practices; that girls explore specific ways of communicating and producing music together and that the exercise of girl’s autonomy in this musical practice was constituted by the support of actions, so that they could carry out a specific desirable musical event. The girl band studied in this thesis originated and developed in a reflective-sound dynamic, organized by actions that I called micro movements and macro movements, which enabled other ways of making music and being a girl, bringing subsidies to think about the construction of a feminist musical education. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2871)Música (412)
Este item está licenciado na Creative Commons License