Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorOliveira, Rejane Pivetta dept_BR
dc.contributor.authorAffeldt, Daniel Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-11-21T03:32:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/267405pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho mobiliza teorias dos campos da Literatura e da Psicanálise para perscrutar como se constituem, a partir da autoficção e da intertextualidade, desejos e pulsões no romance Onde andará Dulce Veiga? (1990), de Caio Fernando Abreu. Por conta da extensão do assunto, se faz necessário um recorte de pesquisa, portanto o objeto de estudo focaliza o narrador e a personagem Dulce Veiga. Para tecer elaborações acerca do tema proposto são mobilizados, em primeiro plano, textos de Anatol Rosenfeld, Antonio Candido e Milan Kundera, os quais discorrem sobre as características do romance e do sujeito modernos. A esses se somam, de forma complementar, textos oriundos do campo teórico da psicanálise, por conta da característica que apresentam em comum: pensar e organizar a experiência humana e suas representações na e pela linguagem. Dessa forma, a teoria psicanalítica é mobilizada neste trabalho enquanto possibilidade de produção de sentidos do e para o sujeito moderno, isto é, destituída da clínica e disposta ao lado do texto literário, não como filtro dele. Também se faz importante enfatizar que não se pretende constituir uma hermenêutica tradicional do texto, que revelaria o seu “sentido profundo ou oculto”, pois não se pode descobrir de que é feito o núcleo daquilo que está cifrado ou inconsciente: não se pode saber o que é essa “Outra Coisa” perseguida pela personagem Dulce Veiga e pelo narrador inominado do romance. Entretanto, pode-se lançar um olhar perscrutador sobre como essa busca se dá no enredo da obra: como o procedimento formal da autoficção articula isso tudo e em que pontos as representações da experiência humana do romance se encontram com o sujeito moderno? Como podemos compor uma teia de sentidos para uma personagem a partir de sua intertextualidade com símbolos comuns na literatura e com a vida de seu autor? Dessa forma, o verbo que conduz este estudo, perscrutar, com a acepção de “procurar conhecer; tentar penetrar no mistério das coisas”, parece traduzir mais precisamente o seu objetivo do que verbos que são mais frequentes em trabalhos acadêmicos. Por fim, este trabalho é a realização de um desejo de contribuir para a fortuna crítica da obra de Caio Fernando Abreu.pt_BR
dc.description.abstractThis paper mobilizes theories from the fields of Literature and Psychoanalysis to scrutinize how desires and drives are constituted, based on autofiction and intertextuality, in the novel Onde andará Dulce Veiga? (1990), by Caio Fernando Abreu. Because of the extension of the subject, a research cutout is necessary, so the object of study focuses on the narrator and the character Dulce Veiga. To weave elaborations about the proposed theme, we use texts by Anatol Rosenfeld, Antonio Candido, and Milan Kundera, who discuss the characteristics of the modern novel and subject. To these are added, in a complementary way, texts from the theoretical field of psychoanalysis, because of the characteristic that they present in common: to think and organize human experience and its representations in and through language. In this way, psychoanalytic theory is mobilized in this work as a possibility of production of meanings of and for the modern subject, that is, dismissed from the clinic and placed next to the literary text, not as a filter of it. It is also important to emphasize that we do not intend to constitute a traditional hermeneutics of the text, which would reveal its "deep or hidden meaning", because one cannot discover what the core of what is encrypted or unconscious is made of: one cannot know what this "Other Thing" pursued by the character Dulce Veiga and the novel's unnamed narrator is. However, one can cast a scrutinizing eye on how this search plays out in the plot of the work: how does the formal procedure of autofiction articulate all this, and at what points do the novel's representations of human experience meet the modern subject? How can we compose a web of meanings for a character from its intertextuality with common symbols in literature and with the author's life? In this way, the verb that leads this study, to scrutinize, with the meaning of "to seek to know; to try to penetrate the mystery of things", seems to translate more accurately its objective than verbs that are more frequent in academic works. Finally, this work is the realization of a desire to contribute to the critical fortune of Caio Fernando Abreu's work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAbreu, Caio Fernando, 1948-1996pt_BR
dc.subjectComparative Literatureen
dc.subjectAnálise literáriapt_BR
dc.subjectGenetic Criticismen
dc.subjectPsychoanalysisen
dc.subjectLiteratura comparadapt_BR
dc.subjectCrítica genéticapt_BR
dc.subjectPsicanálisept_BR
dc.titleQuero outra coisa, gostaria de desaparecer um dia : perscrutando pulsões e desejos em Onde andará Dulce Veiga?, de Caio Fernando Abreupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSilva, Márcia Ivana de Lima ept_BR
dc.identifier.nrb001187161pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Inglês: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples