Experimentação didática aliada às tecnologias digitais de informação e comunicação : alguns indicadores para materiais mo ensino de Ciências
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
A partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo apresenta elementos que fundamentam como os recursos digitais podem se aliar à experimentação didática no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se realizar um estudo do tipo documental, com análise dos dados coleta ...
A partir das experiências vivenciadas com o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na prática docente no ensino remoto, bem como do Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização, este artigo apresenta elementos que fundamentam como os recursos digitais podem se aliar à experimentação didática no Ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Por meio de uma abordagem qualitativa, buscou-se realizar um estudo do tipo documental, com análise dos dados coletados pautando-se nos procedimentos metodológicos da Análise do Conteúdo. Com os resultados coletados e analisados, objetivamos que se contribua para a construção de indicadores que possam auxiliar na produção de recursos digitais visando a utilização da experimentação no Ensino de Ciências e, assim, fornecendo subsídios para docentes de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. A disponibilidade dos recursos de tecnologia e de informação e comunicação aliada ao interesse e motivação dos alunos pelos mesmos possibilitam novas metodologias de ensino que qualificam a aprendizagem, colaborando para que o ensino de fato seja dinâmico, interativo, atrativo e contextualizado com a realidade dos estudantes. ...
Abstract
Based on the experiences lived with the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) during teaching practice through remote education, as well as from the Conclusion Work of the Specialization Course, this article presents elements that support how digital resources can be combined with didactic experimentation in Teaching of Science in the final years of Elementary School. From a qualitative approach, a documental study has been carried out with the analysis of the coll ...
Based on the experiences lived with the use of Digital Technologies of Information and Communication (DTIC) during teaching practice through remote education, as well as from the Conclusion Work of the Specialization Course, this article presents elements that support how digital resources can be combined with didactic experimentation in Teaching of Science in the final years of Elementary School. From a qualitative approach, a documental study has been carried out with the analysis of the collected data based on the methodological procedures of Content Analysis. With the collected and analyzed results, we aim to contribute to the construction of indicators that can help in the production of digital resources aimed at the use of experimentation in science teaching and, thus, providing subsidies for Science teachers of final years of Elementary School. The availability of digital resources of information and communication technologies, along with the interest and motivation of students in them, enable new teaching methodologies that qualify learning, collaborating to make teaching dynamic, interactive, attractive and contextualized with the students' reality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (183)
Este item está licenciado na Creative Commons License