A compreensão de leitura em criança em situação de acolhimento institucional : dificuldade e intervenção - um estudo de caso
dc.contributor.advisor | Corso, Helena Vellinho | pt_BR |
dc.contributor.author | Kremer, Paula Wachileski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-10-21T03:42:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/266158 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho trata-se de um estudo de caso com foco no desenvolvimento de compreensão de leitura com uma pré-adolescente em situação de acolhimento institucional. Depois de aplicar algumas tarefas de leitura como pré-teste, foram realizadas as intervenções que compõem o Programa LE - Leitura e Encantamento (Corso, 2018) que visa o favorecimento da compreensão de leitura (CL) e das funções executivas (FE) a partir de atividades com contos literários e fábulas. As intervenções foram realizadas com Luana, uma criança que se encontra em situação de acolhimento institucional. A institucionalização demonstra ser fator contribuinte para uma possível dificuldade de aprendizagem, fato que dificulta a permanência de crianças em situação de acolhimento em ambientes escolares. Os pós-testes permitiram observar significativos avanços nas habilidades de decodificação, fluência e CL. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | A compreensão de leitura em criança em situação de acolhimento institucional : dificuldade e intervenção - um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161166 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)