Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentan ...
Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas. ...
Abstract
This research examines the relationship between three pieces for violin and piano by Brazilian composer Silas Palermo (1970-present) and songs by evangelical singer songwriter Asaph Borba (1958-present). The theoretical framework of Musical Borrowing, as developed by Burkholder (1994; 1995; 2001), is employed to explore the connections between the compositions. The study is divided into two stages. Initially, a literature review in the field of Musical Borrowing is conducted, presenting typolog ...
This research examines the relationship between three pieces for violin and piano by Brazilian composer Silas Palermo (1970-present) and songs by evangelical singer songwriter Asaph Borba (1958-present). The theoretical framework of Musical Borrowing, as developed by Burkholder (1994; 1995; 2001), is employed to explore the connections between the compositions. The study is divided into two stages. Initially, a literature review in the field of Musical Borrowing is conducted, presenting typologies that guide the subsequent analyses. Later, a comparative analysis is carried out between original recordings of Asaph Borba—transcribed into standard musical notation—and three compositions by Silas Palermo: "I - Súplica" (based on Borba's "Ensina-me"), "IV - Propósito" (based on Borba's "Jesus, em Tua Presença"), and "IX - Promessa" (based on Borba's "Infinitamente Mais"). In these analyses, the phenomena of modeling and paraphrase are clearly demonstrated, following the definitions of Burkholder (2001b) and Sherr (2001). In addition to providing an in-depth insight into the musical relationships between the selected pieces and songs, this research contributes to the understanding of musical borrowing techniques in the context of these contemporary works. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2871)Música (412)
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