Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRossini, Miriam de Souzapt_BR
dc.contributor.authorPorto, Igor Araújopt_BR
dc.date.accessioned2023-09-28T03:34:57Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/265340pt_BR
dc.description.abstractO tema central deste trabalho é o estudo de como a inserção do som direto em externas impacta esteticamente um conjunto de filmes do cinema brasileiro, entre 1964 e 1985, quando o uso dessa técnica está em consolidação, ensejada pela entrada dos gravadores portáteis no mercado nacional. Para tal, realizamos uma revisão da literatura que aborda o período, em especial Costa (2006), Guimarães (2008) e Câmara (2015), contrastando com levantamento nosso das fichas técnicas dos filmes e dos escritos de técnicos e cineastas. Depois, partindo da discussão de estilo em Bordwell (2013), propomos um agrupamento dos filmes de ficção do período, buscando constatar se há algo que pode ser descrito como um cinema direto de ficção brasileiro. Por fim, analisamos algumas cenas selecionadas em um grupo pequeno de filmes que caracterizam um uso amplo dessa técnica (entendido como uso maior do que apenas para ruidagem e que permaneça na mixagem final). Serão abordadas no trabalho a questão do desenvolvimento de tecnologias e técnicas de reprodução de som, como pensados pelo campo dos Estudos do som (LASTRA, 2000; STERNE, 2003; NYRE, 2005) e da discussão sobre som no cinema (CHION, 1994; ALTMAN, 2012; DOANNE, 1983), e a questão da relação do direto em externas com as estéticas propostas pelos cineastas no período. Sugere-se que há uma influência da entrada dessa técnica e da discussão em torno dela em elementos estéticos e estilísticos de um grupo considerável de filmes lançados nos anos estudados.pt_BR
dc.description.abstractThe main subject of this work is to study how the insertion of direct sound in exterior shots aesthetically impacts a collection of Brazilian films. These movies were launched between 1964 and 1985, when the use of this technique was in consolidation, due to the recent availability of portable recorders in the national market . To do so, we conduct a literature review on texts that address the period, especially Costa (2006), Guimarães (2008) and Câmara (2015), contrasting with our survey of the technical credits of the films and the writings of technicians and filmmakers. Then, starting from the discussion of style in Bordwell (2013), we create a selection of fiction films of the period with the goal of verifying if there is something that can be described as a brazilian fiction direct cinema. Finally, we analyze some selected scenes in a small group of films that characterize a wide use of this technique (understood as a usage that remains in the final mix and that is greater than just for ambience). We will approach the issue of the development of sound reproduction technologies and techniques, as thought by the field of Sound Studies (LASTRA, 2000; STERNE, 2003; NYRE, 2005), the discussion about sound in cinema (CHION, 1994; ALTMAN, 2012; DOANNE, 1983), and the question of the relationship between direct outdoors and the aesthetics proposed by filmmakers in the period It is suggested that there is an influence of the start of this technique, and the discussion around it, in aesthetic and stylistic elements of a considerable group of films released in the years studied.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCinema brasileiropt_BR
dc.subjectDirect Sounden
dc.subjectSompt_BR
dc.subjectBrazilian cinemaen
dc.subjectEstéticapt_BR
dc.subjectTechniquesen
dc.subjectAestheticsen
dc.titleO som como marca estética do processo: a inserção do som direto no cinema brasileiro de ficçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001177476pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples