Navegação TCC Fonoaudiologia por Assunto "Alfabetização"
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A alfabetização durante o ensino remoto em Porto Alegre e região metropolitana
(2022) [Trabalho de conclusão de graduação]A pandemia da Covid-19 em 2020 provocou diversas mudanças nas escolas brasileiras, que tem gerado um grande desafio para os que atuam na linha de frente da educação, em especial, da alfabetização, tendo em vista que o ... -
Análise da escrita de alunos de 1° e 2° anos de uma escola pública de Porto Alegre : comparação de dois modelos
(2019) [Trabalho de conclusão de graduação]A análise do desenvolvimento da escrita de crianças em fase de alfabetização costuma ser realizada utilizando-se a classificação proposta por Ferreiro e Teberosky (1985). Entretanto, percebese que esta classificação apresenta ... -
Consciência fonológica em pré-escolares : busca em artigos nacionais
(2018) [Trabalho de conclusão de graduação]O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito de estudos brasileiros sobre a consciência fonológica no público pré-escolar de crianças de 4 a 5 anos. Realizou-se busca no Portal Periódicos da ... -
A escrita da palavra e sua relação com a escrita inicial de frase
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]A aprendizagem da escrita é estudada por pesquisadores de diferentes áreas ligadas à Educação, como a Fonoaudiologia, que atua em pesquisa, prevenção, avaliação e terapia na área da comunicação oral e escrita (BRASIL, ... -
Estudo sobre a influência da estimulação da consciência fonológica no desenvolvimento lexical da escrita de alfabetizandos
(2017) [Trabalho de conclusão de graduação]De acordo com o conceito de que a consciência fonológica (CF) é uma habilidade metalinguística, que permite refletir sobre os sons, e que está relacionada ao desempenho do indivíduo durante a alfabetização, relacionou-se ... -
Fragilidades no processo de alfabetização em escolas públicas e sua repercussão na vida escolar : revisão bibliográfica de índices oficiais, aspectos relacionados e contribuições fonoaudiológicas
(2016) [Trabalho de conclusão de graduação]É papel da escola o ensino formal da leitura e escrita, iniciando-o na alfabetização e possibilitando seu desenvolvimento adequado ao longo dos anos escolares. A leitura é concebida como antecessora da habilidade de escrever ... -
Tarefas de habilidades fonológicas na intervenção em leitura e escrita na síndrome de down : uma revisão integrativa
(2023) [Trabalho de conclusão de graduação]O processo de alfabetização das crianças com Síndrome de Down (SD) inclui os aspectos de integração da pessoa com deficiência, além de programas educacionais que se adapte às habilidades e as necessidades especiais de cada ...