Consciência fonológica em pré-escolares : busca em artigos nacionais
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito de estudos brasileiros sobre a consciência fonológica no público pré-escolar de crianças de 4 a 5 anos. Realizou-se busca no Portal Periódicos da Capes nos últimos 5 anos. Os critérios para a inclusão de estudos para esta revisão incluem: artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos de tipo transversal ou longitudinal com sujeitos pré-escolares (4 a 5 anos). Foram excluídos da pesquisa estudos realizados com crianç ...
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura a respeito de estudos brasileiros sobre a consciência fonológica no público pré-escolar de crianças de 4 a 5 anos. Realizou-se busca no Portal Periódicos da Capes nos últimos 5 anos. Os critérios para a inclusão de estudos para esta revisão incluem: artigos brasileiros publicados nos últimos 5 anos de tipo transversal ou longitudinal com sujeitos pré-escolares (4 a 5 anos). Foram excluídos da pesquisa estudos realizados com crianças que apresentavam alguma alteração orgânica, cognitiva e/ou perceptiva; artigos de revisão de literatura, artigos internacionais e com idades que não compreendiam a fase pré-escolar. Foram utilizadas as seguintes palavras-chave: consciência fonológica e pré-escolares. Foram encontrados 30 artigos com estas palavras-chave, mas somente quatro preenchiam os requisitos desta pesquisa. 75% destes artigos foram de estudos transversais; 50% deles focaram na relação consciência fonológica e leitura e escrita, 25% na relação com a oralidade e 25% em outras habilidades cognitivas. Além disso, a maior parte dos artigos que constavam na base vinculava a consciência fonológica a patologia e não ligada a prevenção com indivíduos com desenvolvimento típico. Há relação entre oralidade e aquisição inicial de leitura e escrita. Contudo, na base pesquisada, existe pouca literatura abordando este assunto e nenhum dos estudos trata de atividades a respeito de consciência fonológica e alfabetização. ...
Abstract
The proposal of this work was a literature review on respect to Brazilian studies concerning a phonological awareness in the pre-school audience, that is, children from 4 to 5 years. Capes scientific base has been searched in the last 5 years. The criteria for a series of studies to evaluate the review are: the articles for the last 5 years of studies on the transversal or longitudinal theme with preschoolers (4 to 5 years). We selected studies that performed research with children who had some ...
The proposal of this work was a literature review on respect to Brazilian studies concerning a phonological awareness in the pre-school audience, that is, children from 4 to 5 years. Capes scientific base has been searched in the last 5 years. The criteria for a series of studies to evaluate the review are: the articles for the last 5 years of studies on the transversal or longitudinal theme with preschoolers (4 to 5 years). We selected studies that performed research with children who had some organic, cognitive and / or perceptive changes; articles of literature review, international articles and commissions that did not include a preschool stage. Phonological awareness and preschoolers were used as keywords. We found 30 articles with these keywords, but they were filled with search results. 75% of these articles were from cross-sectional studies; 50% of them are related to phonological awareness and reading and writing, 25% in relation to orality and 25% in other cognitive abilities. In addition, most of the articles in the database are related to pathology and lack of prevention. There is a relation between orality and the initial reading of writing and writing. This issue is not available on this topic, moreover, none of the studies concerned phonological awareness and literacy activities. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Faculdade de Odontologia. Curso de Fonoaudiologia.
Coleções
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TCC Fonoaudiologia (151)
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