Escola e memória : a construção de uma identidade do campo
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de pesquisa se propôs a investigar e compreender a temática da escola como espaço de memórias para a construção de uma identidade do Campo, buscando através das memórias dos egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elementos que identificassem a ligação da escola com o campo e comunidade em que está inserida, visto que a escola está localizada na comunidade de Catanduva Grande, zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha. A partir da pesquisa ...
O presente trabalho de pesquisa se propôs a investigar e compreender a temática da escola como espaço de memórias para a construção de uma identidade do Campo, buscando através das memórias dos egressos da Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elementos que identificassem a ligação da escola com o campo e comunidade em que está inserida, visto que a escola está localizada na comunidade de Catanduva Grande, zona rural do município de Santo Antônio da Patrulha. A partir da pesquisa qualitativa com objetivo descritivo e exploratório, sendo o instrumento entrevistas que foram dirigidas de forma semiestruturada, buscou- se no desenvolvimento deste trabalho alcançar os seguintes objetivos: conhecer a memória construída pelos egressos da Escola 12 de Outubro; identificar momentos culturais e festivos promovidos pela escola, analisar as práticas pedagógicas e projetos trabalhados pela escola. Para obtenção de resultados que fossem de encontro a esses objetivos, foram realizadas entrevistas com indivíduos que tiveram em algum momento de suas vidas relações com a instituição escolar (funcionários, alunos, professores) e relatos de pessoas da comunidade. As entrevistas ocorreram no começo do primeiro semestre de 2018 e contaram com a participação de três egressos, um ex-diretor e também professor e a atual diretora, totalizando o número de cinco participantes. ...
Abstract
The present research work proposed to investigate and understand the theme of the school as a memory space for the construction of a countryside identity, searching through the memories of the graduates of the Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elements that would identify the link between the school with the field and community in which it operates, as the school is located in the community of Catanduva Grande, rural area of the municipality of Santo Antônio da Patrulha. Based ...
The present research work proposed to investigate and understand the theme of the school as a memory space for the construction of a countryside identity, searching through the memories of the graduates of the Escola Estadual de Ensino Fundamental 12 de Outubro elements that would identify the link between the school with the field and community in which it operates, as the school is located in the community of Catanduva Grande, rural area of the municipality of Santo Antônio da Patrulha. Based on qualitative research with a descriptive and exploratory objective, the instrument being interviews that were conducted in a semi-structured way, the development of this work sought to achieve the following objectives: to know the memory constructed by the graduates of Escola 12 de Outubro; identify cultural and festive moments promoted by the school, analyze the pedagogical practices and projects worked on by the school. In order to obtain results that met these objectives, interviews were conducted with individuals who at some point in their lives had relations with the school institution (employees, students, teachers) and reports from people in the community. The interviews took place at the beginning of the first half of 2018 and had the participation of three graduates, a former principal and also a professor and the current principal, totaling a total of five participants. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Campus Litoral Norte. Curso de Educação do Campo - Litoral Norte: Licenciatura.
Coleções
Este item está licenciado na Creative Commons License