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dc.contributor.advisorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.contributor.authorLima, Luciana Gasparotto Alves dept_BR
dc.date.accessioned2023-09-01T03:31:10Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/264227pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho constitui-se de uma avaliação da internacionalização da ciência brasileira, tendo como recorte a Grande Área de Ciências da Saúde, a partir de alguns aspectos relacionados à pós-graduação stricto sensu e à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, entre eles os instrumentos “Documento de Área” e “Ficha de Avaliação” utilizados para avaliar os programas de pós-graduação – PPG –, a concessão de bolsas e a produção e colaboração científica de bolsistas do Programa de Pós-Doutorado no Exterior – PPDE – da CAPES com consequente formação de redes de coautoria internacionais. A abordagem é quali e quantitativa, uma vez que se utiliza de análise documental, análise exploratória de dados referentes às bolsas de pós-doutorado no exterior, extraídos do Acervo de Dados Digitais da CAPES, bibliometria e Análise de Redes Sociais – ARS. A tese se estrutura em formato de artigos (não tradicional), conforme previsto no regimento do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. No primeiro artigo apresenta-se uma análise dos Documentos de Área e Fichas de Avaliação relacionados à Avaliação Quadrienal da CAPES de 2017 a 2020 sobre quais aspectos são considerados no que se refere à internacionalização de PPG da Grande Área de Ciências da Saúde. Adiante, o segundo artigo traz um histórico de concessão e implementação de bolsas de pós-doutorado no exterior pela CAPES, detalhando-se a distribuição por Grande Área, entre homens e mulheres, países de destino e nacionalidade dos bolsistas. O terceiro artigo, complementar ao segundo, destina-se a verificar a representatividade feminina no Programa de Pós-Doutorado no Exterior nas etapas de candidatura, concessão e implementação das bolsas. Em seguida, o quarto artigo aborda o perfil das publicações científicas realizadas por um grupo de ex-bolsistas de tal programa de fomento que também foram docentes permanentes em PPG brasileiros de Ciências da Saúde. Por fim, o quinto artigo trata de redes de coautoria estabelecidas pelo Brasil com países estrangeiros, formadas a partir da produção científica de tais docentes, beneficiários da bolsa de pós-doutorado no exterior.pt_BR
dc.description.abstractThis text consists of an evaluation of the internationalization of Brazilian science. It has as a focus the Greater Area of Health Sciences, considering aspects related to graduate programs and the Coordination of Improvement of Higher Education Personnel – CAPES, including the instruments "Area Document" and "Assessment Form" used to evaluate graduate programs, the granting of postdoctoral scholarships abroad and scientific collaboration with the consequent formation of co-authorship networks of such fellows. The study has qualitative and quantitative approach, as it uses document analysis, exploratory data analysis and Social Network Analysis. The structure of the thesis is in the format of articles (non-traditional), as provided for in the regulations of the Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (PPGQVS), of the Federal University of Rio Grande do Sul – UFRGS. The first article presents an analysis of the Area Documents and Assessment Forms related to the Quadrennial Evaluation of Capes from 2017 to 2020, focusing on aspects of the internationalization of graduate programs in the Greater Area of Health Sciences. The second article presents an historical approach of postdoctoral scholarships implemented by CAPES, detailing the distribution by Great Area, between men and women, countries of destination and nationality of the scholarship holders. The third article, complementing the second, is intended to verify female representation in the Postdoctoral Program Abroad in the stages of enrollment, granting and implementation of the scholarships. The fourth article addresses the profile of the scientific production carried out by former scholarship holders of the Postdoctoral Program Abroad who were also permanent professors in Brazilians PPG of Health Sciences. Finally, the fifth article is about co-authorship networks established by Brazil with foreign countries, formed from the scientific production of professors of graduate programs in the Greater Area of Health Sciences who obtained a postdoctoral grant from CAPES.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInternacionalidadept_BR
dc.subjectInternationalization of scienceen
dc.subjectInternational postdoctoralen
dc.subjectIntercâmbio Educacional Internacionalpt_BR
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectInternational postdocen
dc.subjectScientific productionen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectCo-authorship networksen
dc.subjectPós-doutoradopt_BR
dc.subjectCAPES evaluationen
dc.titleInternacionalização das Ciências da Saúde : um estudo sobre documentos avaliativos da CAPES, o programa de pós-doutorado no exterior e produção científicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001175836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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