Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha Neto, Ivanpt_BR
dc.contributor.authorChaves, Gérlia Maria Nogueirapt_BR
dc.date.accessioned2023-08-18T03:42:14Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263771pt_BR
dc.description.abstractEsta tese é uma pesquisa sobre o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF), o qual se trata de uma política pública brasileira de internacionalização da educação superior e da ciência, tecnologia e inovação, por meio da mobilidade acadêmica, que implementou grande número de bolsas em curto período, especialmente, na modalidade graduação-sanduíche no exterior, gerando grande interesse junto às instituições de ensino superior. Este estudo investiga o Programa longitudinalmente: desde o surgimento em meio ao cenário internacional das políticas públicas educacionais; passando pelos estudos realizados sobre o CsF em uma década; e finalizando com uma avaliação dos efeitos das bolsas de graduação-sanduíche no percurso educacional de seus egressos até o momento atual. A presente tese é composta por três artigos: o primeiro artigo tratase de uma análise da expansão e da internacionalização da educação superior na Coreia do Sul e nos BRIC, objetivando compreender a criação do CsF no contexto desses países que muito ampliaram suas educações superiores e suas economias. A metodologia do primeiro artigo envolve pesquisa documental sobre o Programa, bibliográfica abordando aspectos históricos e culturais, voltados para a expansão e internacionalização da educação superior nos países investigados, dados estatísticos de organizações internacionais sobre o tema, e análise comparativa dos dados. Compreende-se no primeiro artigo que, apesar dos diferentes contextos históricos e culturais, esses processos no Brasil passaram por influências análogas e quase sempre seguiram os mesmos padrões dos demais países pesquisados, contudo, somente na China havia programa aproximado ao modelo do CsF. O segundo artigo é uma pesquisa das teses e das dissertações sobre o Programa ao longo de uma década desde a implementação das primeiras bolsas, com o objetivo de possibilitar acesso rápido ao que foi investigado a respeito do tema e distinguir o que falta ser pesquisado. Esse segundo artigo trata-se de estudo exploratório, que envolve a sistematização dos aspectos teóricos, metodológicos e de dados específicos que se destacam na estruturação desses trabalhos. As dissertações e teses foram localizadas por meio da BDTD do IBICT e do Catálogo da Capes. As análises apontam que, apesar dos empecilhos para a execução de avaliação ampla do CsF, essas podem ser realizadas sobre aspectos específicos, havendo necessidade da continuidade de pesquisas sobre os efeitos do Programa no decorrer do tempo. O terceiro artigo avalia os efeitos das bolsas de graduação-sanduíche do CsF no percurso educacional de seus egressos, pesquisando o ingresso na pós-graduação stricto sensu nacional e na produção acadêmico científica de grupo de ex-bolsistas, em relação aos colegas de curso de graduação não bolsista do CsF. Os grupos investigados são de egressos titulados em oito cursos de graduação nas áreas de ciências, afins de bioquímica e biologia molecular, da UFRGS. É um estudo estatístico observacional sem aleatoriedade, que utiliza metodologia quase experimental, modelos de regressão logística, Propensity Score Matching (PSM) e método de correspondência completa, entre outras técnicas, e o modelo Quasi-Poisson. Os resultados indicam que a bolsa de graduação-sanduíche no exterior do CsF influenciou o desenvolvimento acadêmico do grupo de estudantes do recorte pesquisado, trazendo benefícios.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis is research about the Science without Borders Program (SwB), which is a brazilian public policy for the internationalization of higher education and science, technology and innovation, through academic mobility, which implemented a large number of scholarships in short period, especially in the sandwich undergraduate modality abroad, creating great interest in higher education institutions. This study investigates the Program longitudinally: since its appearance in the international scenario of educational public policies; going through the studies about the SwB in a decade; and ending with an evaluation of the effects of sandwich undergraduate scholarships on the educational trajectory of its graduates up to the present time. This thesis is composed of three articles: the first article is an analysis of the expansion and internationalization of higher education in South Korea and in the BRIC, wanting to understand the creation of the SwB in the context of these countries that greatly expanded their higher education and your economies. The methodology of the first article involves documental research, bibliography about historical and cultural aspects, of the expansion and internationalization of higher education in the investigated countries, statistical data from international organizations on the subject, and comparative analysis of the data. It is understood in the first article that, despite the different historical and cultural contexts, these processes in Brazil suffered similar influences and almost always followed the same standards as in the other countries researched, however, only in China was located a program similar to the SwB model. The second article is a search of theses and dissertations on the Program over a decade since the implementation of the first grants, with the aim of providing quick access to what was investigated on the subject and distinguishing what remains to be researched. This second article is an exploratory study, which involves the systematization of theoretical, methodological, and specific data that stand out in the structuring of these works. Dissertations and theses were located using the IBICT BDTD and the Capes Catalog. The analyzes point out that, despite the obstacles to carried out a broad evaluation of the SwB, these can be carried out on specific aspects, with the need for continuity of research on the effects of the Program over time. The third article evaluates the effects of SwB sandwich undergraduate scholarships on the educational way of its graduates, researching admission to the stricto sensu national postgraduate course and the scientific academic production of a group of students with scholarships, in relation to classmates from the undergraduate course students without SwB scholarships. The investigated groups are graduated from eight undergraduate courses in the areas of science, related to biochemistry and molecular biology, at UFRGS. It is an observational statistical study without randomization, which uses quasi-experimental methodology, logistic regression models, Propensity Score Matching (PSM) and complete matching method, among other techniques, and the Quasi-Poisson model. The results indicate that the SwB sandwich undergraduate scholarship abroad influenced the academic development of the group of students in the researched group, bringing benefits.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.subjectScience without Borders Programen
dc.titleInternacionalização da educação superior e efeitos do Programa Ciência Sem Fronteiraspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001175079pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples