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dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorRosário, Raíssa Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-08-12T03:49:35Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263478pt_BR
dc.description.abstractEste estudo busca investigar de que forma as escolhas de leituras literárias influenciam na autoestima de crianças negras. Sendo demonstrado a importância da literatura, da inserção em um coletivo e a presença de mulheres negras na promoção desse processo, além da compreensão da importância da inclusão dessas obras na abordagem das questões raciais no contexto escolar. A fim de alcançar esse objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica qualitativa que combina a utilização de autobiografia e análise de documentos. Durante a pesquisa, é apresentada uma contextualização sobre os motivos que levaram à escolha do tema, incluindo a narrativa pessoal da pesquisadora sobre suas experiências na infância como uma criança negra com pouco contato com a literatura e com pouca representatividade negra na mídia. Além disso, é relatado o processo de ingresso da autora na UFRGS e como a descoberta da literatura negra foi fundamental para o seu reconhecimento como uma mulher negra. Também é abordado o site "Leia Para Uma Criança Negra", desenvolvido pela autora em conjunto com uma amiga, com o objetivo de contribuir para a educação antirracista por meio da divulgação de livros escritos exclusivamente por autores negros e apresentando personagens negros como protagonistas. Por fim, é realizada uma análise do livro "Sulwe” com o intuito de motivar crianças a consumirem autores negros e promover o reconhecimento e valorização da diversidade racial por meio das histórias dos livros. A partir das informações obtidas conclui-se que a escola é fundamental para a construção da identidade e da sociedade das crianças negras, sendo a literatura infantil uma ferramenta importante para promover a autoestima, resgatar a história, promover o pertencimento e combater o racismo. Para que isso ocorra, é necessário a inserção de estudos sobre a História e Cultura Afro-Brasileira no ambiente escolar, como previsto na lei, bem como outras iniciativas que visem à promoção da igualdade racial.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectRepresentatividadept_BR
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectEducação antirracistapt_BR
dc.titleLiteratura e autoestima de crianças negras : das experiências na infância à universidadept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174094pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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