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dc.contributor.advisorGomes, William Barbosapt_BR
dc.contributor.authorMoreno, André Luizpt_BR
dc.date.accessioned2023-08-12T03:48:13Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263435pt_BR
dc.description.abstractEssa dissertação, dividida em dois estudos, teve como objetivos adaptar o Inventário de Pensamentos Ansiosos (IPAn) para estudantes universitários brasileiros e investigar efeitos da preocupação na memória de trabalho através de tarefas verbais e visuo-espaciais. Participaram do estudo de adaptação do IPAn 276 estudantes universitários. O IPAn apresentou boa consistência interna (α= 0,86) e divisão em três fatores em sua estrutura fatorial. Além disso, correlacionou-se moderadamente com o Inventário Beck de Ansiedade, com o Inventário Beck de Depressão, com o Penn State Worry Questionnaire (PSWQ) e o Questionário de Ruminação e Reflexão. Participaram do estudo de investigação de efeitos da preocupação na memória de trabalho 46 estudantes universitários, divididos em alta e baixa frequência de preocupação, de acordo com PSWQ. O segundo estudo apontou déficits de desempenho para tarefas verbais e déficits de eficiência para tarefas visuais no grupo com alta frequência de preocupação. Implicações de ambos os estudos para caracterização de efeitos cognitivos da preocupação são discutidos.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is divided into two studies aimed to adapt the Anxious Thoughts Inventory (IPAn) to Brazilian undergraduate students and investigate effects of worry in working memory verbal and visuo-spatial tasks. 276 undergraduate students participated in the study of the instrument adaptation. The IPAn presented good internal consistency (α = 0.86) and three factors in its factor structure. Furthermore, the IPAn correlated moderately with the Beck Anxiety Inventory, the Beck Depression Inventory, the Penn State Worry Questionnaire (PSWQ) and the Rumination and Reflection Questionnaire. 46 undergraduate, divided into high and low worriers according to PSWQ score, participated of the study that investigated the effects of worry in working memory. The second study identified performance deficits for verbal tasks and efficiency deficits in visual tasks in high-worriers group. These results are relevant to the Attencional Control Theory. Implications of both studies to characterize cognitive effects of worry are discussed.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWorking memoryen
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectWorry assessmenten
dc.subjectMemória de trabalhopt_BR
dc.subjectAttentional control theoryen
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectIntrusive thoughtsen
dc.titlePreocupação : avaliação e seus efeitos sobre a memória de trabalhopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGauer, Gustavopt_BR
dc.identifier.nrb000902705pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programCurso de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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