Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorTettamanzy, Ana Lúcia Liberatopt_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Lívia Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2010-10-14T04:19:16Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/26329pt_BR
dc.description.abstractNesse trabalho é estudada a importância das narrativas orais ao longo dos tempos e o modo como elas exercem um papel fundamental na vida dos indivíduos. É destacada a relação entre a oralidade e a escrita. Um ponto a ser abordado é o espaço destinado à oralidade no ensino escolar, indicando formas de inserir a prática de contar oralmente no espaço escolar. Serão discutidas as influências da memória individual e da coletiva na construção dos relatos orais, pois através delas podemos recordar, revisitar, modificar e reviver fatos marcantes da nossa vida ou da experiência de outras pessoas. Quando alguém perde a memória, perde o que é mais subjetivo da sua existência, a identidade. Um assunto trabalhado é a questão da ficção/imaginação e da história/realidade nas narrativas que envolvem a oralidade, levantando o problema da veracidade dessas histórias. Ele mostra que todo texto, até mesmo o que se propõe a ser fidedigno, traz uma ficção, pois é sempre uma versão sobre o fato e está junto o olhar de quem narra. Também é apresentada a experiência da pesquisa de campo no Bairro Restinga, periferia de Porto Alegre. Serão apresentadas a arte e a performance de dois moradores do Bairro, dando ênfase para a noção de performance de Zumthor, que tem uma grande contribuição no campo da oralidade. As histórias relatadas são próprias do cotidiano, envolvendo questões sociais. O referencial teórico é diversificado, pois traz contribuições das áreas de teoria literária, antropologia e história.pt_BR
dc.description.abstractIn this work are studied the importance of oral narratives over time and how they play a key role in the lives of individuals. It highlighted the relationship between orality and writing. A point to be addressed is the place to speaking at school, indicating ways to enter the practice of counting orally at school. It discusses the influences of individual and collective memory in the construction of oral reports, because through them we can remember, revisit, modify and relive important events of our life or experience of others. When someone loses his memory, loses what is most subjective of its existence, the identity. One issue is the question of working fiction / imagination and history / reality in the narratives that involve speaking, raising the problem of truth of those stories. It shows that all text, even what is supposed to be trusted, brings a drama, it is always a version of the fact and is by the look of the narrator. It also presents the experience of fieldwork in Restinga district, outskirts of Porto Alegre. Will be introduced the art and performance of two residents of the neighborhood, giving emphasis to the notion of performance Zumthor, who has a great contribution in the field of orality. The stories are typical of everyday life, involving social issues. The theoretical background is diverse, as it brings contributions in the areas of literary theory, anthropology and history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNarrativa oralpt_BR
dc.subjectOralityen
dc.subjectOralidade e escritapt_BR
dc.subjectMemoryen
dc.subjectFictionen
dc.subjectPerformanceen
dc.titleA arte das narrativas orais urbanas : performance, história, memória e ficçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000757457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples