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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorBolo, Gianni Arnold Pasachept_BR
dc.date.accessioned2023-08-05T03:37:30Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/263182pt_BR
dc.description.abstractO comércio justo (Fair Trade) é um modelo de negócio sustentável que estabelece o uso de conceitos e enfoques em base na responsabilidade social corporativa, a geração de atividade de apoio ao meio ambiente e o crescimento econômico do mercado e das empresas. A revisão teórica realizada apresenta outras pesquisas feitas sobre o tema nos últimos anos, além do crescimento no volume de vendas e lucros neste modelo de negócio em todo o mundo. No Peru esse modelo de negócio é aplicado principalmente em mercados de frutas e têxteis, em decorrência da disponibilidade de recursos naturais, da criatividade da mão de obra e da demanda do mercado externo. Além disso, a Comisión de Promoción del Perú para la Exportación y el Turismo (PROMPERU) vem fazendo atividades de promoção como feiras e reuniões internacionais para apresentar este tipo de produtos ao mundo. Por isso, a pesquisa tem foco neste mercado e tem como objetivo analisar como se desenvolvem as empresas exportadoras do setor têxtil que trabalham com comércio juto no Peru. Como parte da metodologia qualitativa e exploratória, foram realizadas 17 entrevistas de um total de 24 empresas, usando uma amostra não probabilística com seleção intencional. Neste caso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com representantes das empresas e dos trabalhadores das áreas operacionais. Os resultados apresentam um mercado em crescimento que foi afetado pela pandemia do Covid 19 e teve os principais impactos no campo econômico e social. No entanto, a recuperação das empresas já apresenta um cenário positivo, o que é comprovado pelos níveis de exportações alcançados no ano 2021 e pela projeção para o término do ano de 2022. Em geral, o modelo está gerando postos de trabalho para pessoas de baixa renda e ajuda no seu desenvolvimento profissional e no aumento da renda familiar dos participantes da cadeia de suprimentos. Apesar disso, as condições financeiras e de acesso ao crédito, ainda é muito limitado. Além disso, essas pequenas empresas estão gerando emprego e renda em toda a cadeia de operações, bem como para os intermediários e agentes de exportação. A literatura e experiências relatadas sobre o comércio justo mostram que ainda existem muitos desafios e limitações deste setor no Peru. Porém, as cooperativas para exportação estão se mostrando uma oportunidade promover este setor e atingir novos mercados. Este movimento tem levado outros produtores a se interessar por este comércio e obter o selo de comércio justo.pt_BR
dc.description.abstractFair Trade (Comércio justo) is a sustainable business model, it establishes the use of concepts and approaches based in social corporate responsibility, to generate activities related to help the environmental system and the economic growth in the market for companies. The theoretical information review presents more research done on the topic in recent years, and growth in sales and profits in this business model worldwide. In Peru, this business model is mainly applied in the fruits and textiles market due to the availability of natural resources, workforce creativity and external market demand. In addition, PROMPERU has been carrying out promotional activities such as fairs and international meetings to present this type of products to the world. Therefore, the research focuses on this market and has the objective to analyze how exporting companies develop, in the textile sector that work with fair trade in Peru. As part of qualitative and exploratory methodology, 17 interviews were applied to a total population of 24 companies, using a non-probabilistic sample with intentional selection. In this case, semi-structured interviews were applied with representatives of companies and employees from operational areas. The results show a growing market that was affected by the Covid 19 pandemic and had the main impacts on the economic and social factors. However, the recovery of companies has a positive scenario which is evidenced by the levels of exports achieved in 2021 and the projection for the end of 2022. In general, the model is generating jobs for low-income people and helping with their professional development and increasing the family income of supply chain participants. However, financial conditions and access to credit are very limited. In addition, these small companies are generating job and income in all operations chain, as well as for intermediaries and export agents. Literature and reported experiences on fair trade show that there are still many challenges and limitations of this sector in Peru. However, export cooperatives are proving to be an opportunity to boost this sector and enter to new markets. This movement has led to other producers taking an interest in this trade and obtaining the fairtrade mark.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComércio internacionalpt_BR
dc.subjectFair tradeen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectModelo de negóciopt_BR
dc.subjectSetor têxtilpt_BR
dc.subjectPerupt_BR
dc.titleA certificação Fairtrade no setor têxtil de exportação do Perupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174934pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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