O pampa virou cidade : um estudo sobre a identidade cultural nas produções de teledramaturgia da RBS TV
dc.contributor.advisor | Jacks, Nilda Aparecida | pt_BR |
dc.contributor.author | Hinerasky, Daniela Aline | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T03:33:43Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/263042 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa se insere na discussão sobre as relações entre televisão, teledramaturgia e identidade cultural, com base na perspectiva dos Estudos Culturais e enfoque no processo da representação, tanto a partir do produto audiovisual, quanto do "ponto de vista" de seus produtores. Com o objetivo de analisar a representação da identidade cultural gaúcha em um formato particular de teledramaturgia - série Histórias Curtas (2001 e 2002) - da programação da principal emissora do Rio Grande Sul, foram feitas análise descritivas dos episódios e entrevistas semi-estruturadas com os diretores e profissionais da RBS TV. Constatamos que a série não possui uma representação única sobre a identidade gaúcha, mas uma diversidade que transita entre o contemporâneo e o tradicional, o urbano e o rural, a capital e o interior do estado, entre o internacional, o nacional e o regional. Essa conjuntura indica, de um lado, a representação da existência/convivência de diferentes modos de "ser gaúcho" e, de outro, que os episódios, ao reproduzir o imaginário dos diretores, demonstram que esses profissionais tomam costumes e valores tradicionais como representativos da identidade gaúcha, em certos momentos, embora sejam sujeitos urbanos e reconheçam a heterogeneidade como constitutiva desta identidade. De algum modo, os diretores dão visibilidade a assuntos que revelam certas preocupações pessoais, sociais ou geracionais com aspectos importantes da sociedade. Apesar disso, é indispensável enfatizar que as temáticas, conteúdos, cenários e elementos culturais da série são superados pela própria constituição da grade de programação da RBS, que demonstra sua forte inserção no contexto sociocultural e econômico do estado e extrapola a simples veiculação dos episódios, através do movimento que se cria em torno do projeto, com a ampla da divulgação da série nos veículos do grupo e a mobilização da audiência instituindo um espaço identitário abrangente. | pt_BR |
dc.description.abstract | This research is inserted in the discussion of the relationship between television, dramaturgy on television and cultural identity. It was grounded in the perspective of the cultural studies and centered on the process of representation, not only from the audiovisual product but also from the point of view and role of the producers. Aiming the analysis of the representation of the "gaucho" cultural identity in the context of dramaturgy - on television-series "Histórias Curtas'' (2001-2002) - on the programming of the main TV channel of Rio Grande do Sul, a descriptive analysis of the episodes and semi-structured interviews with directors and professionals of RBS TV was done. We realized the series does not have only one representation of the "gaucho" identity but also a diversity that conveys the contemporaneous and the traditional, the urban and the rural, the capital city and the country side, the international, the national and the regional identities. This conjuncture indicates, on the one hand, the representation of the existence of different ways "of being gauchos", and on the other hand, the episodes, reproducing the imaginary of the directors, that show that the professionals take costumes and traditional values, as representatives of the "gaucho" identity. They consider the latter, even though they are urban and recognize the heterogeneity as part of this identity. The directors give visibility to issues that reveal personal, social and general worries with important aspects of the society. It is important to emphasize that the issues, contents, scenario, and cultural elements of the episodes are outdone by the programming of RBS itself, which demonstrates strong insertion in the socioeconomic and cultural state and exceeds the simple transmission of the episodes through the motion around the project. It has great disclosure in the many media means of the group, creating a great "identitário" (identity) space. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Histórias Curtas (Programa de televisão) | pt_BR |
dc.subject | Television | en |
dc.subject | Identidade cultural : Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.subject | Dramaturgy | en |
dc.subject | Televisão (Comunicação) | pt_BR |
dc.subject | Representation | en |
dc.subject | Cultural identity | en |
dc.title | O pampa virou cidade : um estudo sobre a identidade cultural nas produções de teledramaturgia da RBS TV | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000432630 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2004 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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