Ateliê literário na educação infantil : mediações de leitura com crianças da pré-escola
dc.contributor.advisor | Carvalho, Rodrigo Saballa de | pt_BR |
dc.contributor.author | Varriale, Cissandre | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:28Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262778 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente Trabalho de Conclusão de Curso, a partir das contribuições dos Estudos da Pedagogia da Infância e das discussões sobre mediação de leitura na Educação Infantil, tem como objetivo geral fomentar a escuta e produção de narrativas orais e simbólicas pelas crianças, a partir da proposição de um Ateliê Literário. Nessa direção, foram definidos os seguintes objetivos específicos: 1) abordar a literatura infantil na pré-escola através da proposição de um Ateliê Literário; 2) selecionar um repertório de obras literárias para o desenvolvimento do Ateliê Literário com as crianças; 3) planejar propostas para o desenvolvimento do Ateliê Literário, assim como material didático que promova a produção de narrativas orais pelas crianças; 4) documentar a ação pedagógica da pesquisadora, assim como a participação das crianças durante as sessões do Ateliê Literário. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa narrativa autobiográfica, pautada na prática desenvolvida pela pesquisadora durante o estágio curricular de Educação Infantil do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS 2022/01. A materialidade investigativa da pesquisa é constituída pelos seguintes elementos: a) a proposta do Ateliê Literário; b) os planejamentos semanais desenvolvidos no estágio; c) o scrapbook produzido como documentação da prática pedagógica; d) as estratégias de mediação de leitura desenvolvidas durante a proposição do Ateliê Literário. A leitura do material elencado foi realizada a partir da análise do conteúdo (BARDIN, 1978). A partir da leitura do material, foram definidas as seguintes unidades analíticas: a) mediação de leitura através da leitura e contação de histórias; b) mediação de leitura através da composição de espaços e cenários; c) mediação de leitura através da utilização de recursos cênicos; d) mediação de leitura através da utilização de podcasts; e) mediação de leitura através do reconto de histórias. Mediante a realização da pesquisa, é possível inferir sobre a importância das práticas de mediação de leitura literária com as crianças na pré-escola. Além disso, destaca-se a importância do Ateliê Literário na promoção da produção de narrativas orais pelas crianças e do jogo simbólico. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Ateliê literário na educação infantil : mediações de leitura com crianças da pré-escola | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173423 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)