Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorNunes, Marília Forgearinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Carolina Barbosa Ferraz dapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:37:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262772pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho apresenta o Programa "Leia para uma criança" organizado e promovido pelo Itaú Social. Além de apresentar o Programa este trabalho problematiza os critérios de escolha e seleção dos livros de literatura infantil distribuídos Esta problematização se dá a partir da perspectiva da educação literária. Há duas questões para as quais a pesquisa desenvolvida busca respostas:: 1) como os livros distribuídos pelo Programa "Leia para uma criança" do Itaú Social demonstram relevância para a formação de leitores de literatura na infância? e 2) de que forma o Programa auxilia adultos a fazer uma mediação de leitura com qualidade desde a primeira infância? O objetivo geral é analisar como os livros distribuídos pelo "Leia para uma Criança" revelam os objetivos do Programa e podem auxiliar mediadores de leitura a promover a educação literária desde a primeira infância. Para isso, a metodologia da pesquisa tem cunho qualitativo e é organizada entre revisão bibliográfica, com busca por trabalhos que tem como objeto de estudo algum aspecto do Programa “Leia para uma criança”, e análise documental, de materiais disponibilizados na internet pelo Itaú Social e livros distribuídos. Com isso, descreve-se a história do Programa, reúnem-se os títulos que já foram distribuídos e selecionam-se quatro para analisar como se estruturam enquanto texto verbal e visual e auxiliam na mediação da leitura com crianças de 0 a 6 anos que é o público leitor pretendido. O trabalho demonstra que o Programa possui uma proposta clara de formação de leitores literários considerando a faixa etária pretendida.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleFormação de leitores de literatura na primeira infância : um estudo a partir do Programa "Leia para uma Criança"pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173419pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples