A escuta de pacientes hospitalizados por equipe Multiprofissional da sala de recreação hospitalar : análises e perspectivas de uma pedagoga em formação e atuação na saúde
dc.contributor.advisor | Gai, Daniele Noal | pt_BR |
dc.contributor.author | Pedroso, Ágata Prates | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:37:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262765 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de escuta desenvolvidas durante os atendimentos lúdico-terapêuticos para verificar de que forma a escuta de pacientes pode ou não auxiliar na prática desenvolvida pela Equipe Multiprofissional da Sala de Recreação, a fim de contribuir para a preparação de Pedagogas e Pedagogos que buscam atuar em espaços de atenção à saúde que requerem uma intervenção planejada para a promoção de um cuidado integral e humanizado em saúde e bem-estar, além de servir de parâmetro para outras práticas de equipes multiprofissionais modificando processos e práticas. A pesquisa foi realizada em um grande hospital escola de nível terciário de atenção à saúde na cidade de Porto Alegre/RS. Para operacionalizar esse objetivo foi utilizada a abordagem qualitativa através da metodologia de realização de entrevista semiestruturada com perguntas amplas acerca da temática da pesquisa. Foram entrevistadas cinco servidoras do Serviço de Apoio Assistencial com tempo de atuação no setor superior a um ano, ligadas às áreas de oncopediatria, pediatria, psiquiatria adulto, psiquiatria adolescente e internação de adolescente, adultos e idosos clínicos e cirúrgicos. Em relação ao resultado da análise da pesquisa e a partir da articulação com o referencial teórico surgiram quatro categorias de análise da escuta nas práticas da recreação hospitalar para além do benefício da promoção de saúde do paciente. Que são: a escuta como ferramenta para conhecer o paciente; a escuta para formação de vínculo com o paciente; a escuta para o planejamento de atividades e a escuta lúdica como postura de equipe. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Recreação | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia hospitalar | pt_BR |
dc.title | A escuta de pacientes hospitalizados por equipe Multiprofissional da sala de recreação hospitalar : análises e perspectivas de uma pedagoga em formação e atuação na saúde | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173289 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)