Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGai, Daniele Noalpt_BR
dc.contributor.authorPedroso, Ágata Pratespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:37:15Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262765pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo identificar quais as estratégias de escuta desenvolvidas durante os atendimentos lúdico-terapêuticos para verificar de que forma a escuta de pacientes pode ou não auxiliar na prática desenvolvida pela Equipe Multiprofissional da Sala de Recreação, a fim de contribuir para a preparação de Pedagogas e Pedagogos que buscam atuar em espaços de atenção à saúde que requerem uma intervenção planejada para a promoção de um cuidado integral e humanizado em saúde e bem-estar, além de servir de parâmetro para outras práticas de equipes multiprofissionais modificando processos e práticas. A pesquisa foi realizada em um grande hospital escola de nível terciário de atenção à saúde na cidade de Porto Alegre/RS. Para operacionalizar esse objetivo foi utilizada a abordagem qualitativa através da metodologia de realização de entrevista semiestruturada com perguntas amplas acerca da temática da pesquisa. Foram entrevistadas cinco servidoras do Serviço de Apoio Assistencial com tempo de atuação no setor superior a um ano, ligadas às áreas de oncopediatria, pediatria, psiquiatria adulto, psiquiatria adolescente e internação de adolescente, adultos e idosos clínicos e cirúrgicos. Em relação ao resultado da análise da pesquisa e a partir da articulação com o referencial teórico surgiram quatro categorias de análise da escuta nas práticas da recreação hospitalar para além do benefício da promoção de saúde do paciente. Que são: a escuta como ferramenta para conhecer o paciente; a escuta para formação de vínculo com o paciente; a escuta para o planejamento de atividades e a escuta lúdica como postura de equipe.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRecreaçãopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.titleA escuta de pacientes hospitalizados por equipe Multiprofissional da sala de recreação hospitalar : análises e perspectivas de uma pedagoga em formação e atuação na saúdept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173289pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples