Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Prates, Maria Eduarda Leidens | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:36:51Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262744 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho enquadra-se nas pesquisas pós-críticas em educação no que tange aos estudos curriculares e objetiva compreender as relações entre a BNCC e a Educação Empreendedora no Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na prática e em como elas respondem à governamentalidade neoliberal. Empreendeu-se uma análise documental inspirada numa análise discursiva foucaultiana a partir da Base Nacional Comum Curricular e o Almanaque Educadores oriundo do SEBRAE. Como referencial teórico utilizaram-se os conceitos de Racionalidade Neoliberal, inspirada em Dardot e Laval (2019) e de Governamentalidade inspirada em Foucault (1998), Castro (2004) Lockmann (2019). A partir da produção dos dados foram construídos dois eixos analíticos a partir de expressões recorrentes nas Competências Gerais e Específicas da BNCC, sendo elas: Resolver Conflitos/Problemas e Saber Persuadir/Argumentar. Infere-se que a BNCC compreende o empreendedorismo como uma competência essencial no desenvolvimento pessoal do sujeito, contudo não a explicita nas competências gerais nem nas específicas. Desta forma, há discursividades presentes na BNCC que corroboram com o entendimento e conceitualização de educação empreendedora presentes no Almanaque Educadores e nas competências analisadas. Por fim, compreendeu-se que a educação empreendedora é uma estratégia da governamentalidade neoliberal de subjetivação do sujeito a fim de transformar o sujeito-aluno-futuro-empreendedor num indivíduo-microempresa que corresponda às competências requeridas pela racionalidade neoliberal. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular (BNCC) | pt_BR |
dc.subject | Governamentalidade | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | Educação empreendedora e governamentalidade neoliberal : uma análise da BNCC e do Almanaque Educadores: Educação Empreendedora na Prática | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174014 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)