Formação de professoras para o ensino de ciências por investigação : uma proposta de arquitetura pedagógica para a educação básica
dc.contributor.advisor | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Inácio, Fernanda de Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:36:42Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262734 | pt_BR |
dc.description.abstract | Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental as Ciências da Natureza constituem não apenas uma área do conhecimento isolada, mas uma forma de linguagem que visa promover ferramentas para que os alunos compreendam e façam uso de saberes científicos para entender fenômenos do seu cotidiano e do mundo. Diante desta perspectiva, entende-se que a formação inicial e continuada do professor pedagogo deve prepará-lo para fazer uso de estratégias que possibilitem a autonomia do aluno frente ao seu processo de aprendizagem. De forma que, o incentive a compartilhar suas dúvidas e interesses, que o envolva na busca por respostas às suas perguntas, resultando na construção do prazer ao aprender. Assim, pensando nas possibilidades de refletir sobre a formação continuada de professores, o presente trabalho irá propor o uso de arquiteturas pedagógicas como recurso para a construção de planejamentos docentes que considerem diferentes aspectos envolvidos nos processos de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o objetivo do estudo é identificar os elementos necessários na construção de uma arquitetura pedagógica para formação continuada de professores para o ensino de ciências por investigação. Para contemplar esse objetivo realizou-se um estudo qualitativo de caráter exploratório. Para isso, se aplicou uma arquitetura pedagógica por meio da realização de um curso de extensão ofertado entre fevereiro e março de 2023 para professores da rede pública municipal e particular do Rio Grande do Sul. A coleta de dados aconteceu por meio da observação participante e aplicação de questionários com as docentes. Os resultados possibilitaram compreender as necessidades dos professores na Educação Básica, principalmente na Ciências da Natureza através de uma metodologia diferenciada. Essas contribuições resultaram na construção de uma arquitetura pedagógica composta por quatro aspectos: conteúdo, metodológico, tecnológico, organizacional que apresentam elementos que possibilitam refletir sobre práticas relacionadas ao ensino de Ciências por investigação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.title | Formação de professoras para o ensino de ciências por investigação : uma proposta de arquitetura pedagógica para a educação básica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174202 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)