Literatura na educação infantil : crianças como participantes ativas das práticas literárias
dc.contributor.advisor | Guizzo, Bianca Salazar | pt_BR |
dc.contributor.author | Lombardy, Angelica Fraga | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262674 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como temática central a literatura na Educação Infantil, entendendo-a como uma potente possibilidade de envolver as crianças em propostas lúdicas, interativas e criativas. Partindo deste entendimento, o objetivo central é: pesquisar em produções já existentes (livros, artigos, trabalhos de conclusão de curso, etc.) práticas que convidem as crianças para atuarem como participantes ativas nas práticas envolvendo a exploração e o conhecimento de livros e da literatura. A partir do principal objetivo, desdobram-se os seguintes objetivos específicos: 1) identificar práticas que visam despertar o interesse das crianças pelos livros e, consequentemente, pela literatura a partir de artigos e trabalhos acadêmicos publicados nos últimos 10 anos; 2) refletir sobre maneiras de tornar as interações com os livros significativas às crianças como participantes ativas em práticas que envolvam literatura; 3) compreender de que maneiras um/a professor/a pode despertar o gosto das crianças pelos livros, e consequentemente, pela literatura. Para dar conta destes objetivos, esta pesquisa foi desenvolvida a partir dos pressupostos das pesquisas qualitativas, tratando-se mais especificamente de uma pesquisa de revisão bibliográfica. Sendo assim, tendo como base alguns bancos de dados, buscou-se alguns trabalhos acadêmicos, especialmente, que discutiam propostas pedagógicas que articulassem a literatura infantil enfatizando a participação ativa das crianças. As bases utilizadas nas buscas foram: Google Acadêmico e Lume da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Os descritores utilizados nas buscas foram: “literatura infantil”, “Educação Infantil”, “educação literária”, “leitura literária" e "participação ativa”. Os resultados, organizados em quatro eixos, apontaram que para que as crianças tenham mais participação nas práticas que envolvem a literatura infantil é necessário atentar para alguns aspectos como: a) postura/prática docente que busque aproximar e afetar as crianças através de leituras e contações literárias; b) preocupação com a organização dos espaços e com a seleção de livros; c) proposição de experiências que encantem as crianças; d) desenvolvimento de práticas que, de fato, oportunizem a participação ativa e protagonismo infantil. Por fim, concluiu-se que uma criança começar a se relacionar com os livros de maneira autônoma, de adquirir preferência por determinados livros, de conseguir estabelecer relações entre histórias é preciso proporcionar/incentivar uma boa relação dela com a literatura desde a mais tenra idade. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.title | Literatura na educação infantil : crianças como participantes ativas das práticas literárias | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001173415 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)