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dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorBersch, Vitóriapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:22Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262671pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de 4 a 6 anos de idade a partir de uma proposta de intervenção pedagógica. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), realizando seis procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada com o professor, observação da turma, avaliação diagnóstica, planejamento da intervenção, intervenção pedagógica e avaliação final. Para circunscrever esta pesquisa diante da produção acadêmica já existente que apresenta como foco a consciência fonológica na Educação Infantil, foi realizada uma revisão bibliográfica em quatro repositórios digitais: Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online Brasil (SCIELO) e o LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como aporte teórico para embasar este trabalho utiliza-se o campo dos estudos da Alfabetização e os conceitos utilizados são fundamentados, principalmente, nos autores Alves (2012), Piccoli e Camini (2012), Soares (2016) e Morais (2019). A partir da análise do material empírico, constituído da transcrição das avaliações diagnóstica e final e das propostas pedagógicas realizadas com a turma, foi possível organizar três eixos de análise: 1) “[...] é que tem que contar os pedacinhos”: intervenções para a superação do realismo nominal”; 2) “Tre-em, tem dois pedacinhos”: o desafio das palavras monossílabas”; 3) “Tudo começa com P e depois vem o I”: a identificação da sílaba inicial”. Como resultados, mesmo com um período curto de intervenção, ressalta-se o avanço das crianças nas habilidades de segmentação de palavras em sílabas orais e identificação da sílaba inicial, além de avançarem na superação do realismo nominal, dissociando significado e significante. Além disso, destaca-se a importância das interações entre as crianças durante as propostas, fazendo com que repensassem a realização das mesmas, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 2007).pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.titleO desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil : uma proposta de intervenção pedagógica para crianças de uma escola da rede privada de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174072pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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