O desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil : uma proposta de intervenção pedagógica para crianças de uma escola da rede privada de Porto Alegre
dc.contributor.advisor | Sperrhake, Renata | pt_BR |
dc.contributor.author | Bersch, Vitória | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-07-28T03:35:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/262671 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este Trabalho de Curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo analisar o desenvolvimento de habilidades metafonológicas em crianças de 4 a 6 anos de idade a partir de uma proposta de intervenção pedagógica. Para isso, a metodologia utilizada foi a pesquisa intervenção pedagógica (DAMIANI et al., 2013), realizando seis procedimentos metodológicos: entrevista semiestruturada com o professor, observação da turma, avaliação diagnóstica, planejamento da intervenção, intervenção pedagógica e avaliação final. Para circunscrever esta pesquisa diante da produção acadêmica já existente que apresenta como foco a consciência fonológica na Educação Infantil, foi realizada uma revisão bibliográfica em quatro repositórios digitais: Portal de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Portal de Periódicos da CAPES, Scientific Electronic Library Online Brasil (SCIELO) e o LUME da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Como aporte teórico para embasar este trabalho utiliza-se o campo dos estudos da Alfabetização e os conceitos utilizados são fundamentados, principalmente, nos autores Alves (2012), Piccoli e Camini (2012), Soares (2016) e Morais (2019). A partir da análise do material empírico, constituído da transcrição das avaliações diagnóstica e final e das propostas pedagógicas realizadas com a turma, foi possível organizar três eixos de análise: 1) “[...] é que tem que contar os pedacinhos”: intervenções para a superação do realismo nominal”; 2) “Tre-em, tem dois pedacinhos”: o desafio das palavras monossílabas”; 3) “Tudo começa com P e depois vem o I”: a identificação da sílaba inicial”. Como resultados, mesmo com um período curto de intervenção, ressalta-se o avanço das crianças nas habilidades de segmentação de palavras em sílabas orais e identificação da sílaba inicial, além de avançarem na superação do realismo nominal, dissociando significado e significante. Além disso, destaca-se a importância das interações entre as crianças durante as propostas, fazendo com que repensassem a realização das mesmas, atuando na Zona de Desenvolvimento Proximal (VYGOTSKY, 2007). | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento da consciência fonológica na educação infantil : uma proposta de intervenção pedagógica para crianças de uma escola da rede privada de Porto Alegre | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001174072 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2023 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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TCC Pedagogia (1401)