Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSperrhake, Renatapt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Thaís Rodriguespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-28T03:35:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262656pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa tem como objetivos identificar quais os impactos causados no processo de alfabetização de crianças que cursaram os dois primeiros anos do Ensino Fundamental no período pandêmico e investigar as estratégias utilizadas por professores no período pós-pandêmico que estão auxiliando na aquisição de conhecimento dos alunos no terceiro ano do Ensino Fundamental. A abordagem adotada é de caráter qualitativo, tendo como estratégia o Estudo de Caso e como instrumento para geração de dados a entrevista Semiestruturada, desenvolvida com professoras da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. A análise dos dados obtidos deu-se através da Análise Textual Discursiva. Os resultados da primeira entrevista trazem dados sobre o período de Ensino Remoto Emergencial (ERE), e a partir da categorização das respostas obtidas foram organizados três eixos analíticos: 1. Uso de recursos digitais, modalidade das aulas e atividades promovidas durante o ERE, 2. Relação entre famílias e escola e 3. Formas de progressão da escolarização dos estudantes durante o ERE. Os resultados da segunda entrevista discorrem sobre retorno à presencialidade no ano de 2022 e após a categorização das respostas mais incidentes foram organizados os seguintes eixos de análise: 1. Retorno dos alunos à escola e suas dificuldades, 2. Ações docentes no retorno à presencialidade e suas formas de organização e 3. Comportamentos e aprendizagens de saída dos alunos. As contribuições desta pesquisa demonstram que o ERE acelerou o uso dos recursos digitais na educação, bem como salientam a importância do papel da escola e da profissão docente para o desenvolvimento efetivo das aprendizagens dos alunos.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleOs impactos do ensino remoto no processo de alfabetização de crianças : uma análise do retorno à educação presencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001174085pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples