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dc.contributor.advisorBenetti, Márciapt_BR
dc.contributor.authorParzianello, Geder Luispt_BR
dc.date.accessioned2023-07-26T03:31:27Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262647pt_BR
dc.description.abstractA dissertação analisa marcas da constituição do leitor ideal nos editoriais dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. São examinados editoriais publicados entre 13 e 26 de abril de 2003. A análise leva em conta a Teoria da Argumentação de Chaim Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca na perspectiva da Nova Retórica, reconhecendo a ordenação dos argumentos e o acordo entre quem escreve e seu auditório como estratégias discursivas que apontam na direção de um leitor constituído no discurso. A pesquisa descreve as características desse leitor idealizado na Folha de São Paulo e em O Estado de São Paulo e conclui sobre a existência de uma estratégia discursiva própria a cada um dos dois jornais. A evidência acerca da constituição de leitores distintos coloca a noção de auditório como questão central da argumentação jornalística.pt_BR
dc.description.abstractThe dissertation analyses the editorial texts in Brazilian newspapers Folha de São Paulo and O Estado de São Paulo between 13th and 26th April, 2003, in order to find signs of ideal readers constituted in their texts. For analyses was considered the perspective of the Theory of Argumentation by Chaim Perelman and Lucie Olbrechts-Tyteca. This dissertation recognizes the arguments' disposition like the existence of agreements between readers and writers, authors and audiences, as discursive strategies in order to reach the reader. The disposition and the agreements were described in their differences for each of both newspapers. The evidence about the existence of ideal readers lead to understanding the notion of audience as a central discussion for the fields of journalism and argumentation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectJornalismo opinativo : Brasilpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectJornal : Críticapt_BR
dc.titleA idealização do leitor : uma análise de editoriais jornalísticos a partir da noção de auditorio em Perelman e Olbrechts-Tytecapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000385457pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2003pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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