Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fabiano Couto Corrêa dapt_BR
dc.contributor.authorUmpierre, Larissa Weberpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T03:38:11Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262619pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo analisa como bibliotecas públicas podem investir em metodologias para o desenvolvimento de práticas de Ciência Cidadã. É uma pesquisa exploratório-descritiva de abordagem qualitativa que busca identificar elementos essenciais para a proposição de um modelo de infraestrutura de Ciência Cidadã em bibliotecas públicas e problematizar a importância do conceito de Media lab para este processo. A metodologia utilizada estabelece relações entre os Dez princípios da Ciência Cidadã da European Citizen Science Association e as missões das bibliotecas públicas de acordo com o IFLA-UNESCO Public Library Manifesto 2022. Objetiva compreender como bibliotecas públicas são capazes de organizar e oferecer infraestrutura para o desenvolvimento de práticas de Ciência Cidadã, para que se estabeleçam como laboratórios de mediação do conhecimento e instrumentalizem comunidades com recursos que facilitem a interação dos cidadãos comuns com a ciência. Os resultados demonstram que as possibilidades de serviços em bibliotecas públicas podem ser ampliadas através da incorporação do conceito dos Media labs e de diretrizes que orientem para a atuação no bojo da Ciência Cidadã. A conclusão da pesquisa apresenta a proposição de um modelo de infraestrutura de Ciência Cidadã em bibliotecas públicas e infere que estes locais direcionem o seu potencial de engajamento no movimento da Ciência Cidadã, para que contribuam sistematicamente com a democratização da pesquisa científica e com o desenvolvimento da sociedade como um todo.pt_BR
dc.description.abstractThe present study analyzes how public libraries can invest in methodologies for the development of Citizen Science practices. It is an exploratory-descriptive research with a qualitative approach that seeks to identify essential elements for the proposition of an infrastructure model of Citizen Science in public libraries and to problematize the importance of the concept of Media lab for this process. The methodology used establishes relationships between the Ten Principles of Citizen Science of the European Citizen Science Association and the missions of public libraries according to the IFLA-UNESCO Public Library Manifesto 2022. It aims to understand how public libraries are able to organize and offer infrastructure for the development of Citizen Science practices, so that they can establish themselves as laboratories of knowledge mediation and empower communities with resources that facilitate the interaction of ordinary citizens with science. The results show that the possibilities of services in public libraries can be expanded through the incorporation of the concept of Media labs and guidelines for action in the context of Citizen Science. The conclusion of the research presents the proposition of a model of Citizen Science infrastructure in public libraries and infers that these places should direct their potential for engagement in the Citizen Science movement, so that they can systematically contribute to the democratization of scientific research and the development of society as a whole.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCitizen scienceen
dc.subjectCiência cidadãpt_BR
dc.subjectBiblioteca públicapt_BR
dc.subjectPublic librariesen
dc.subjectMedia labsen
dc.subjectEuropean Citizen Science Associationen
dc.subjectIFLA-UNESCO Public Library Manifestoen
dc.titleInfraestrutura de ciência cidadã e o conceito media lab para bibliotecas públicas: proposições de um modelopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples