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dc.contributor.advisorMarin, Angela Helenapt_BR
dc.contributor.authorWessel, Samanta Cristinapt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T03:38:05Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262610pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo identificar as práticas de psicólogos que atuam em instituições de Educação Infantil (EI) no Brasil e como eles percebem sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na primeira infância. Para tanto, buscou-se caracterizar o perfil sociodemográfico e laboral desses profissionais e analisar seu entendimento sobre habilidades e competências necessárias ao cumprimento dos objetivos da Psicologia na EI. Realizaram-se dois estudos exploratório-descritivos, um de abordagem quantitativa e outro, qualitativa. O primeiro contou com dados de Questionário de Dados Sociodemográficos e Laborais e Questionário sobre Atuação Profissional (n = 53), os quais foram examinados por estatísticas descritiva e correlação. O segundo contemplou entrevistas (n = 6) submetidas a análise de conteúdo. Os resultados foram discutidos à luz da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH). Como principais contribuições, destacou-se a atuação junto aos microssistemas educadoras e famílias, instrumentalizando-os para que compreendam seu papel e ajam em cooperação. A mediação das relações na comunidade escolar requer do psicólogo escuta ativa e diálogo, além de conhecimentos sobre o desenvolvimento infantil e domínio sobre diretrizes que norteiam sua prática. Baixa remuneração e carga horária insuficiente em relação às demandas, além da falta de apoio para formação, foram indicadas como barreiras que dificultam o aprofundamento teórico e técnico e a permanência na área. Espera-se que as evidências produzidas fundamentem iniciativas futuras a nível de pesquisa e de formação inicial e continuada, favorecendo o aprimoramento da atuação da Psicologia na escola e ampliando a visão da sociedade a respeito de sua relevância.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this research was to determine the practices of psychologists working in institutions of daycare and kindergarten in Brazil and the way they view their contribution to the promotion of psychosocial development in early childhood. Therefore, we sought to characterize the sociodemographic and workplace profile of such professionals and analyze their understanding of the skills and competencies required to meet the goals of Psychology in early childhood education. Two exploratory-descriptive studies were carried out, one with a quantitative approach and the other with a qualitative approach. The first included data from the Sociodemographic and Labor Data Questionnaire and the Professional Practice Questionnaire (n = 53), which were examined using descriptive statistics and correlation. The results were discussed in light of the Bioecological Theory of Human Development (BTDH). The work with the educators and families' micro-systems stood out as the main contributions, providing them with the tools to understand their role and cooperate. Intermediating relationships in the school community requires active listening and dialog on the part of the psychologist, as well as knowledge of child development and expertise in the directives that guide their practice. Little pay and not enough hours to meet the demands, and a lack of support for continuing education were mentioned as obstacles that make it difficult to deepen the theoretical and technical knowledge and to remain in the field. It is hoped that the evidence produced will support future initiatives at the level of research and initial and continued training, favoring the improvement of Psychology's performance at school and expanding society's view of its relevance.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRole of the psychologisten
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectDaycareen
dc.subjectAtuação do psicólogopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento psicossocialpt_BR
dc.subjectPreschoolen
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectChild developmenten
dc.subjectBioecological theory of human developmenten
dc.titleAtuação de psicólogas na educação infantil e sua contribuição para a promoção do desenvolvimento psicossocial na infânciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001173585pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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