Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorEstabel, Lizandra Brasilpt_BR
dc.contributor.authorSantini, Luciane Alvespt_BR
dc.date.accessioned2023-07-25T03:38:03Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262606pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem por objetivo investigar se o letramento informacional, por meio dos processos de acesso, avaliação e uso da informação em saúde, mediados pelo bibliotecário, contribui para a literacia para a saúde. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, que partiu do estudo de caso da Rede BiblioSUS para verificar a existência da relação entre o letramento informacional e a literacia para a saúde. No âmbito desta pesquisa foram trabalhados os conceitos de Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem, e estabelecida a relação com a atuação do bibliotecário, letramento informacional, literacia para a saúde, além de apresentar uma abordagem da terminologia referente à alfabetização, ao letramento e à literacia. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento já reconhecido e aplicado internacionalmente: o questionário on-line HLS-EU-BR, por meio da parceria estabelecida entre o Grupo de Pesquisa LEIA/UFRGS e o Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes, detentor dos direitos de uso. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três bibliotecárias da Rede BiblioSUS. As análises dos dados coletados por meio do questionário foram realizadas com o auxílio do software SPSS® versão 22 e, nas entrevistas, os dados foram apresentados e analisados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foram estabelecidas três categorias de análise dos dados coletados: acesso, avaliação e uso da informação. Por fim, realizamos a triangulação, aplicando-se os conceitos abordados no referencial teórico aos dados coletados pelo questionário e pelas entrevistas no intuito de verificar a veracidade do problema de pesquisa: o letramento informacional, por meio dos processos de acesso, avaliação e uso da informação em saúde, mediados pelo bibliotecário, contribui para a literacia para a saúde no âmbito da Rede BiblioSUS? As discussões demonstram a existência desta relação e a necessidade de atuação no sentido de qualificar estes processos e, consequentemente, impactar na melhoria da literacia para a saúde.pt_BR
dc.description.abstractThis research proposes to investigate whether information literacy, through the processes of access, evaluation, and use of health information, mediated by the librarian, contributes to health literacy. It is characterized as research with a quantitative-qualitative approach, which started from the case study of the BiblioSUS Network to verify the existence of the relationship between information literacy and health literacy. Within the scope of this research, the concepts of Knowledge and Learning Society were worked, and a relationship was established with the librarian's performance, information literacy, health literacy, in addition to presenting an approach to the terminology referring to literacy, literacy and literacy. For data collection, an instrument already recognized and applied internationally was used, the online questionnaire HLS-EU-BR, through the partnership established between the LEIA/UFRGS Research Group and Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes, holder of usage rights. and. Semi-structured interviews were also carried out with three librarians from the BiblioSUS Network. The questionnaire analyzes were performed with the help of SPSS® version 22 software and in the interviews the data were presented and analyzed using Bardin's content analysis technique. Three categories of analysis of the collected data were established: access, evaluation, and use of information. Finally, we performed the triangulation by applying the concepts discussed in the theoretical framework to the data collected by the questionnaire and interviews to verify the veracity of the research problem: information literacy, through the processes of access, evaluation and use of information in health, mediated by the librarian, does it contribute to health literacy within the BiblioSUS Network? The discussions demonstrate the existence of this relationship and the need to act to qualify these processes and consequently impact on the improvement of health literacy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLetramento em saúdept_BR
dc.subjectKnowledge and Learning Societyen
dc.subjectInformation literacyen
dc.subjectSistemas de informação em saúdept_BR
dc.subjectDisseminação da informaçãopt_BR
dc.subjectHealth literacyen
dc.subjectCompetência em informaçãopt_BR
dc.subjectBiblioSUS Networken
dc.subjectLibrarianen
dc.subjectMediationen
dc.titleDo letramento informacional à literacia para a saúde no contexto da Rede BIBLIOSUSpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001173865pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples