Gestão de desempenho por competências dos funcionários do Banco do Brasil do Paraná
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Data
2009Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Assunto
Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários do Banco do Brasil no Paraná quanto ao programa Gestão de Desempenho por Competência utilizado pelo banco. A partir disso, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, encontra-se a estrutura da pesquisa, sua origem; uma abordagem objetiva sobre a Gestão de Desempenho, o problema, os objetivos e a justificativa. Os capítulos II e III trazem a fundamentação teórica, abordando o conceito de desempenho vinc ...
Este trabalho tem como objetivo analisar a percepção dos funcionários do Banco do Brasil no Paraná quanto ao programa Gestão de Desempenho por Competência utilizado pelo banco. A partir disso, o trabalho foi dividido em quatro capítulos. No primeiro capítulo, encontra-se a estrutura da pesquisa, sua origem; uma abordagem objetiva sobre a Gestão de Desempenho, o problema, os objetivos e a justificativa. Os capítulos II e III trazem a fundamentação teórica, abordando o conceito de desempenho vinculado aos métodos avaliativos de competência e desempenho profissional, esclarecendo a base do conhecimento gerado sobre as avaliações de desempenho clássicas e contemporâneas. Abordam ainda o significado de competência e uma visão global do sistema formal de avaliação do desempenho dos funcionários do Banco do Brasil. O quarto capítulo é dedicado aos métodos da pesquisa, definindo sua escolha e instrumentos. Finalmente são apresentados os dados da pesquisa realizada, sua análise, seus resultados, culminando nas considerações finais relacionadas ao contexto da pesquisa bibliográfica. Deixa-se aqui um convite para pensar sobre a nova Gestão de Desempenho por Competências, modelo que integra desempenho e desenvolvimento profissional, pautando-se na participação e no envolvimento dos funcionários. Nesse contexto, pode-se dizer que a Gestão de Desempenho por Competências torna-se um modelo gerencial, que visa orientar, planejar, captar, desenvolver e avaliar em diferentes níveis organizacionais as competências necessárias ao respectivo negócio. ...
Abstract
This work aims at analysing Banco do Brasil employees’ perception, in the province of Paraná, of the program for Performance Management by Competence used by the bank. Based upon this, the work was divided in four chapters. In chapter I, there is the structure of the research, how everything originated; it approaches the theme, the problem, the goals and the justification. Then chapter II and III presents the basis of the work, the theoretical fundamentals. This chapter tells the history of Ban ...
This work aims at analysing Banco do Brasil employees’ perception, in the province of Paraná, of the program for Performance Management by Competence used by the bank. Based upon this, the work was divided in four chapters. In chapter I, there is the structure of the research, how everything originated; it approaches the theme, the problem, the goals and the justification. Then chapter II and III presents the basis of the work, the theoretical fundamentals. This chapter tells the history of Banco do Brasil S.A, with its main characteristics since its inception to this day. It tackles the concept of performance that is linked with the measurement methods, giving the knowledge basis of traditional and present assessments, the meaning of competence with regard to this theme, coming to a historical and present view of the formal system of performance measurement of the employees of Banco do Brasil. Chapter IV describes how the research was developed, the path taken, the methodology and tools used. Finally, presents data collection, analysis and Chapter V the conclusion of field research, in order to answer questions and look for the results for the final considerations related to the context of bibliographical research. There is an invitation here to think about the new Performance Management by Competence, a model that integrates professional performance and development, relying upon the participation and involvement of employees. In short, the Performance Management by Competence becomes a management model, aiming at orientating, planning, perceiving, developing and measuring in different organizational levels the necessary competence to the own business. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Especialização em Gestão de Negócios Financeiros a Distância - Turma 2008.
Coleções
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Ciências Sociais Aplicadas (3537)
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