Aula de teatro como potência de encontro : uma prática teatral que se pretende mobilizadora entre crianças e adolescentes
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do ...
O presente estudo discorre sobre a potência da pedagogia teatral capaz de mobilizar atores e atrizes sociais, fomentando suas capacidades de apercebimento e críticas em relação ao mundo onde vivem. Para tornar mais evidente essa proposição, mostro, por intermédio das vivências cênicas no Teatro Geração Bugiganga, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, bem como na Educação Integral através da prática como Educadora Social, modos possíveis de concretizá-la. Reflito acerca do papel do teatro na infância e adolescência, com indivíduos em processo de formação, sem certezas absolutas do que são ou quem serão futuramente. Identifico também os caminhos percorridos para a construção de vivências teatrais transformadoras na Educação Social através do protagonismo infanto-juvenil. ...
Abstract
The present study discusses the power of theatrical pedagogy capable of mobilizing social actors and actresses, fostering their capacities for awareness and criticism in relation to the world in which they live. To make this proposition more evident, I show, through the scenic experiences at Teatro Geração Bugiganga, in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, as well as in Integral Education through the practice as a Social Educator, possible ways of realizing it. I r ...
The present study discusses the power of theatrical pedagogy capable of mobilizing social actors and actresses, fostering their capacities for awareness and criticism in relation to the world in which they live. To make this proposition more evident, I show, through the scenic experiences at Teatro Geração Bugiganga, in the Institutional Program of Scholarships for Teaching Initiation, as well as in Integral Education through the practice as a Social Educator, possible ways of realizing it. I reflect on the role of theater in childhood and adolescence, with individuals in the process of formation, without absolute certainty of what they are or who they will be in the future. I also identify the paths taken for the construction of transformative theatrical experiences in Social Education through child and youth protagonism. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License