Sequência didática no ensino de química inorgânica com a temática mineralogia
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Data
2023Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho descreve a elaboração e aplicação do Produto Educacional Sequência Didática de atividades experimentais, elaborada em formato de roteiros detalhados para aulas. Foi escolhida a temática mineralogia, presente no cotidiano dos estudantes que vivem na cidade de Soledade, RS, conhecida como a “Capital das Pedras Preciosas”. Dentro da temática, foram trabalhados os conteúdos de funções inorgânicas, propriedades físicas e químicas de compostos e ligações químicas. O desenvolviment ...
O presente trabalho descreve a elaboração e aplicação do Produto Educacional Sequência Didática de atividades experimentais, elaborada em formato de roteiros detalhados para aulas. Foi escolhida a temática mineralogia, presente no cotidiano dos estudantes que vivem na cidade de Soledade, RS, conhecida como a “Capital das Pedras Preciosas”. Dentro da temática, foram trabalhados os conteúdos de funções inorgânicas, propriedades físicas e químicas de compostos e ligações químicas. O desenvolvimento de competências e habilidades vinculadas aos saberes químicos com enfoque no movimento da Ciência Tecnologia Sociedade e Ambiente (CTSA), foi capaz de fornecer aos estudantes subsídios que permitiram o enfrentamento de situações-problemas de seu cotidiano de modo crítico respeitando a autonomia da aprendizagem dos estudantes, tornando-os protagonistas ao interpretarem os fenômenos químicos envolvidos. Inicialmente, foi aplicado um questionário para o resgate dos conhecimentos que os estudantes possuíam acerca do assunto a fim de verificar as percepções dos estudantes a respeito de conteúdos previamente abordados em aula. Foram desenvolvidas, em seis aulas, atividades experimentais relacionando as propriedades dos minerais com os modelos de ligações químicas iônicas e covalentes. Através das análises dos textos produzidos pelos estudantes e do diário de bordo do professor, observou-se a construção do conhecimento químico através da metodologia aplicada. Segundo a avaliação dos estudantes, a metodologia foi facilitadora para o aprendizado da química inorgânica pois relacionava os conteúdos com a sua realidade local. ...
Abstract
The present work describes the elaboration and application of the Educational Product Didactic Sequence of experimental activities, elaborated in the format of detailed scripts for classes. The mineralogy theme was chosen because it is present in the daily lives of students living in the city of Soledade, RS, known as the "Capital of Precious Stones". This theme was used to teach contents of inorganic functions, physical and chemical properties of compounds and chemical bonds. The development o ...
The present work describes the elaboration and application of the Educational Product Didactic Sequence of experimental activities, elaborated in the format of detailed scripts for classes. The mineralogy theme was chosen because it is present in the daily lives of students living in the city of Soledade, RS, known as the "Capital of Precious Stones". This theme was used to teach contents of inorganic functions, physical and chemical properties of compounds and chemical bonds. The development of competencies and skills linked to chemical knowledge, with a focus on the Science, Technology, Society and Environment (STSE) movement, was able to provide subsidies to students that allowed them to face situations-problems of their daily lives in a critical way, respecting the autonomy of students' learning, making them protagonists when interpreting the chemical phenomena involved. Initially, a questionnaire was applied to rescue the knowledge that the students had about the subject in order to verify the perceptions of the students about contents previously addressed in class. In six classes, experimental activities were developed relating the properties of minerals with the models of ionic and covalent chemical bonds. Through the analysis of the texts produced by the students and the teacher's notebook, it was observed the construction of chemical knowledge through the applied methodology. According to the students' evaluation, the methodology was a facilitator for the learning of inorganic chemistry because it related the contents with their local reality. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional.
Coleções
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Ciências Exatas e da Terra (5117)Química (891)
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