Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBarcellos, Patrícia da Silva Campelo Costapt_BR
dc.contributor.authorKarnopp, Martina Beckerpt_BR
dc.date.accessioned2023-07-12T03:35:26Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/262061pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão do curso de Letras contou com uma análise sobre o ensino de língua adicional para o público senior, estudantes adultos maiores de 50 anos. O lócus de pesquisa foi um curso de língua inglesa localizado no estado do Rio Grande do Sul, focado no ensino para o público maior de cinquenta anos. A pesquisa investigou os atuais desafios e dificuldades desses estudantes, especialmente em meio a um mundo tão digital em que vivemos. Além disso, investigaram-se algumas das estratégias de aprendizado utilizadas por esses alunos, e como se dá o uso de aplicativos, jogos e ferramentas digitais em aula, ou seja, como é a recepção dessas novas tecnologias utilizadas na educação. A pesquisa foi feita por meio de um questionário voltado a cinquenta estudantes do curso mencionado, a fim de também analisar quais os objetivos desses estudantes ao ingressarem em um curso de línguas. Espera-se que, em estudos futuros, a análise da literatura feita neste trabalho bem como os dados obtidos por meio do questionário possam dar ideias para unidades didáticas, tarefas e para o ensino presencial e híbrido voltado ao público maior de cinquenta anos.pt_BR
dc.description.abstractThis is the final paper for a Letters course. This paper analyzed the teaching of additional language to seniors, students who are over fifty years old. The research took place in an English language course located in the state of Rio Grande do Sul, which is focused on teaching adults over fifty years old. The research investigated the current challenges and difficulties of these students, especially amid the extremely digital world we live in. Besides that, some of the learning strategies used by this public were investigated, and how this public uses apps, digital games, and digital tools in class. We investigated the reception of these technologies that are applied to education. The research was done through a questionnaire that was sent to fifty students from the language course that was mentioned, to analyze what were the objectives of these students when joining a language course. It is hoped that, in further studies, the literature analysis that was made through the data from the questionnaire can give ideas for didactic units, tasks and for class plans dedicated to the senior public.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectAdditional languageen
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectLinguística aplicadapt_BR
dc.subjectApplied Linguisticsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectTechnology applied to educationen
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTeaching for older adultsen
dc.subjectLearningen
dc.subjectMALLen
dc.titleO ensino de língua adicional para o público senior : uma análisept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001172904pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2023pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples