Impactos de telecentros comunitários : o caso de usuários do Telecentro Chico Mendes
Visualizar/abrir
Data
2004Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como objetivos: a) identificar os serviços oferecidos pelo Telecentro Comunitário Chico Mendes à comunidade; b) identificar o perfil de uma amostra dos usuários do Telecentro; c) selecionar casos representativos para fazerem parte do estudo; d) verificar os impactos do Telecentro nos usuários selecionados, enfocando suas percepções, suas expectativas, sua satisfação e mudanças no comportamento. A metodologia consistiu em três etapas. Na primeira etapa foi realizada uma entrev ...
Este trabalho teve como objetivos: a) identificar os serviços oferecidos pelo Telecentro Comunitário Chico Mendes à comunidade; b) identificar o perfil de uma amostra dos usuários do Telecentro; c) selecionar casos representativos para fazerem parte do estudo; d) verificar os impactos do Telecentro nos usuários selecionados, enfocando suas percepções, suas expectativas, sua satisfação e mudanças no comportamento. A metodologia consistiu em três etapas. Na primeira etapa foi realizada uma entrevista focalizada com a coordenadora do Telecentro e com um de seus monitores. Na segunda etapa foram realizadas entrevistas estruturadas com uma amostra de 10% dos usuários semanais do Telecentro. Na terceira etapa foram realizadas duas entrevistas focalizadas, com um caso típico e um extremo, escolhidos com base nos resultados da segunda etapa; essas entrevistas foram gravadas e as transcrições analisadas através de análise de conteúdo. Os principais resultados da segunda etapa foram: maior incidência de crianças e jovens entre os entrevistados, equilíbrio entre os sexos feminino e masculino, além disso, entre os entrevistados 67% são usuários recentes, 61% freqüentam curso de informática no Telecentro, 75% não possuíam domínio de informática e 25% nunca haviam tido contato prévio com a informática. A partir da análise de conteúdo obteve-se as seguintes percepções de impacto: utilização efetiva das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em diversos campos da vida, capacitação para o mercado de trabalho, aumento na auto-estima, maior valorização por parte da família, estímulo no relacionamento social, ocupação do tempo livre, acesso a serviços anteriormente difíceis de alcançar e inserção das TICs no cotidiano da comunidade. Por fim, conclui-se que o Telecentro é de grande importância para a comunidade e para os usuários estudados, e colabora para promover a inclusão digital e estimular a convivência social. Porém, o baixo nível de escolaridade e a deficiência do ensino são um problema para que as pessoas interajam plenamente com as TICs. ...
Abstract
The aims of this study are: a) to identify the services offered by the Telecentro Comunitário Chico Mendes to the local community; b) to identify the characteristics of its users; c) to select rich cases amongst users for interviewing d) to verify the impacts of the Telecentro on selected users, focusing on their perceptions, expectations, satisfaction and behaviour changes. Methodology was divided into three phases. Firstly, a focus interview was carried out with the Telecentre coordinator and ...
The aims of this study are: a) to identify the services offered by the Telecentro Comunitário Chico Mendes to the local community; b) to identify the characteristics of its users; c) to select rich cases amongst users for interviewing d) to verify the impacts of the Telecentro on selected users, focusing on their perceptions, expectations, satisfaction and behaviour changes. Methodology was divided into three phases. Firstly, a focus interview was carried out with the Telecentre coordinator and a monitor. Secondly, 10% of weekly users were interviewed using a structured questionnaire. In the last phase, one typical and one atypical user, identified by means of the previously applied questionnaire, were fully interviewed in a semi-structured way. The interviews were tape recorded, transcribed and analyzed by content analysis. The results show that there are less young people and children among the users, a balance in relation to gender, and that among the interviewees, 67% are recent users, 61% do computer courses, 75% do not have computer skills and 25% had never had computer contact before becoming users of the Telecentro. The content analysis showed themes as: effective use of Information and Communication Technologies (ICTs) on daily life, development of competences for workplace, increase in self-steem, increased recognition from the family, motivation to social relationship, and taking up free time. The results indicate that the Telecentro is of great importance for both its users and the community. Moreover, it promotes digital inclusion and social relationship. However, for this poor urban community the education level seems to be a major threat that prevents people from having access to the Information and Knowledge Society and interacting with the ICTs. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License