Ações músico-pedagógicas feitas por, para e entre mulheres, em Porto Alegre (2019-2020) : um olhar a partir da sociologia da educação musical e da teoria da ação de Alfred Schütz
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Doutorado
Tipo
Assunto
Resumo
Esta tese tem como objetivo geral compreender ações músico-pedagógicas feitas por, para e entre mulheres, em Porto Alegre, no período de 2019-2020, na perspectiva das colaboradoras que as promoveram. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa levantou as razões que levaram essas mulheres a participar voluntariamente da organização destas ações músico-pedagógicas, analisou as práticas músico-pedagógicas que aconteceram nesses projetos e buscou compreender os desdobramentos dessa participação, nas v ...
Esta tese tem como objetivo geral compreender ações músico-pedagógicas feitas por, para e entre mulheres, em Porto Alegre, no período de 2019-2020, na perspectiva das colaboradoras que as promoveram. Para alcançar esse objetivo, a pesquisa levantou as razões que levaram essas mulheres a participar voluntariamente da organização destas ações músico-pedagógicas, analisou as práticas músico-pedagógicas que aconteceram nesses projetos e buscou compreender os desdobramentos dessa participação, nas vivências e práticas musicais das mulheres que integraram o grupo. Este é um estudo qualitativo e os percursos metodológicos trilhados para alcançar o objetivo proposto fundamentaram-se numa perspectiva sociológica (MELUCCI, 2005, PIRES, 2014), tendo a entrevista (OAKLEY, 1981, 2015; LIMERICK; BURGESS-LIMERICK; GRACE, 1996) como principal ferramenta de construção de dados. A escolha do campo, a cidade de Porto Alegre, entre 2019-2020, ocorreu em função da movimentação de uma rede de mulheres voluntárias em torno da produção de pelo menos três ações voltadas para pessoas do gênero feminino, neste período. A rede de mulheres em questão constitui-se de um grupo que, a partir de suas disponibilidades e aptidões, mobiliza-se de forma voluntária em torno de um objetivo comum: realizar ações exclusivas para meninas e mulheres, cujas práticas músico-pedagógicas são pensadas especificamente para e em função desse grupo. A partir dos relatos das colaboradoras e de análises iniciais, estabeleceu-se a Teoria da Ação de Alfred Schütz (1979, 1976, 1976a, 1962, 1962a, 1960, 1959, 1946, 1943, 1942, 1932) como fundamentação teórica mais adequada aos dados, aos objetivos e ao alinhamento da pesquisa. Com estas lentes teóricas, foi possível analisar tais ações músico-pedagógicas a partir da centralidade dos sujeitos autônomos que as executam. As reflexões finais apontaram que os objetivos de um dado projeto eventualmente não serão os mesmos que os motivos dos sujeitos: é possível que um projeto músico-pedagógico dê conta de atender motivos que se originam em áreas que transcendem a própria prática musical, central no projeto em questão. As análises também apontaram que na prática músico-pedagógica desenvolvida nas ações, uma prática coletiva, entre pessoas que se incentivam, apoiam-se e constroem novos significados, meios alternativos e mais inclusivos de se fazer música são possíveis. Por fim, a pesquisa aponta para o mesmo sentido trazido pelas colaboradoras em seus relatos, de que tais ações causaram grandes impactos em suas vidas, sendo lidas por elas mesmas como vivências transformadoras, que fortaleceram seu senso de capacidade na música e além dela. Esta pesquisa contribui com uma análise atenta sobre as formas alternativas e inclusivas de se fazer música, desenvolvidas no campo estudado, além de auxiliar no fortalecimento da Sociologia da Educação Musical, demonstrando o potencial da Teoria da Ação de Schütz para pesquisas na área. ...
Abstract
This thesis has the general objective of understanding music-pedagogical actions carried out by, for and among women in Porto Alegre, during the period of 2019-2020, from the perspective of the collaborators who promoted them. To achieve this objective, the research raised the reasons that led these women to participate voluntarily in the organization of these music-pedagogical actions, analyzed the music-pedagogical practices that took place in these projects and sought to understand the conse ...
This thesis has the general objective of understanding music-pedagogical actions carried out by, for and among women in Porto Alegre, during the period of 2019-2020, from the perspective of the collaborators who promoted them. To achieve this objective, the research raised the reasons that led these women to participate voluntarily in the organization of these music-pedagogical actions, analyzed the music-pedagogical practices that took place in these projects and sought to understand the consequences of this participation, in the experiences and musical practices of the women who are part of the group. This is a qualitative study and the methodological paths taken to reach the proposed objective were based on a sociological perspective (MELUCCI, 2005, PIRES, 2014), with the interview (OAKLEY, 1981, 2015; LIMERICK; BURGESS-LIMERICK; GRACE, 1996) as the main data construction tool. The choice of the field, the city of Porto Alegre, between 2019-2020, occurred due to the movement of a network of female volunteers around the production of at least three actions aimed at people of the female gender. The network of women in question is made up of a group that, based on their availability and skills, mobilizes voluntarily around a common objective: to carry out actions that are exclusive for girls and women, whose music-pedagogical practices are designed specifically for and in function of this group. Based on the collaborators' reports and initial analyses, Alfred Schutz's Theory of Action (1979, 1976, 1976a, 1962, 1962a, 1960, 1959, 1946, 1943, 1942, 1932) was established as the most appropriate theoretical foundation for the data, objectives, and alignment of the research. With these theoretical lenses, it was possible to analyze such music-pedagogical actions from the centrality of the autonomous subjects who perform them. The final reflections pointed out that the objectives of a given project will eventually not be the same as the motives of the subjects: it is possible that a music-pedagogical project is able to meet motives that originate in areas that transcend the musical practice itself, central in the project in question. The analyzes also pointed out that in the music-pedagogical practice developed in the actions, a collective practice, between people who encourage, support, and build new meanings together, alternative, and more inclusive ways of making music are possible. Finally, the research points to the same meaning brought by the collaborators in their reports, that such actions caused great impacts in their lives, being read by themselves as transforming experiences, which strengthened their sense of ability in music and beyond. The research contributes with a careful analysis of the alternative and inclusive ways of making music, developed in the field studied, in addition to assist with the strengthening of the Sociology of Music Education, demonstrating the potential of Schutz’s Theory of Action for research in the field. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
-
Linguística, Letras e Artes (2880)Música (416)
Este item está licenciado na Creative Commons License