Escorregar nos desejos que existem entre teatro e performance, uma experiência em educação
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta monografia é um texto analítico-reflexivo acerca de uma experiência educativa em performance com adolescentes da rede federal de ensino regular ocorrida em 2022, na cidade de Porto Alegre - RS. Neste evento, a arte da performance foi introduzida a partir do teatro e encarada como ação inventiva de si e do entorno. Para tal, interessou ao autor chamar a atenção para as possibilidades de fricção entre realidade e arte, política e ficção, improvisação e vida e, principalmente, estimular a apr ...
Esta monografia é um texto analítico-reflexivo acerca de uma experiência educativa em performance com adolescentes da rede federal de ensino regular ocorrida em 2022, na cidade de Porto Alegre - RS. Neste evento, a arte da performance foi introduzida a partir do teatro e encarada como ação inventiva de si e do entorno. Para tal, interessou ao autor chamar a atenção para as possibilidades de fricção entre realidade e arte, política e ficção, improvisação e vida e, principalmente, estimular a apropriação do desejo como fator transformador dos corpos e do espaço, que neste caso é o escolar, mas que pode ser o mundo. ...
Abstract
This monograph is an analytical-reflective text about an educational experience in performance with teenagers from the federal regular education network that took place in 2022, in the city of Porto Alegre - RS. In this event, the art of performance was questioned from the perspective of the theater and seen as an inventive action of itself and the surroundings. To this end, the author was interested in drawing attention to the possibilities of friction between reality and art, politics and fic ...
This monograph is an analytical-reflective text about an educational experience in performance with teenagers from the federal regular education network that took place in 2022, in the city of Porto Alegre - RS. In this event, the art of performance was questioned from the perspective of the theater and seen as an inventive action of itself and the surroundings. To this end, the author was interested in drawing attention to the possibilities of friction between reality and art, politics and fiction, improvisation and life and, above all, stimulating the appropriation of desire as a transforming factor of bodies and space, which in this case is the school space, but that can be the world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Teatro: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Teatro (243)
Este item está licenciado na Creative Commons License