O acervo do estilista e seu legado para a história da moda : o Instituto Rui Spohr como espaço de salvaguarda
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Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho pretende compreender como o Instituto Rui Spohr contribui para a História da Moda no Brasil. A pesquisa parte de um levantamento de acervos nacionais de moda, especialmente aqueles derivados de legados de estilistas brasileiros. Visando analisar a figura do estilista como parte fundamental do sistema da moda, se analisa o legado de Rui Spohr, estilista e comunicador. Enquanto integrante da História da Moda, Rui Spohr foi ponto de partida para a criação do Instituto Rui Spohr ...
O presente trabalho pretende compreender como o Instituto Rui Spohr contribui para a História da Moda no Brasil. A pesquisa parte de um levantamento de acervos nacionais de moda, especialmente aqueles derivados de legados de estilistas brasileiros. Visando analisar a figura do estilista como parte fundamental do sistema da moda, se analisa o legado de Rui Spohr, estilista e comunicador. Enquanto integrante da História da Moda, Rui Spohr foi ponto de partida para a criação do Instituto Rui Spohr, espaço de preservação de objetos relacionados à sua carreira profissional e trajetória pessoal. O desdobramento da pesquisa se volta para análise do acervo do Instituto Rui Spohr, partindo da história e biografia dos objetos presentes no acervo da instituição privada, criada por meio de iniciativa familiar para salvaguardar o legado do costureiro. O Instituto Rui Spohr retrata parte da História da Moda através de indumentárias, documentos, fotografias e objetos tridimensionais. A seguinte pesquisa realiza uma investigação sobre valoração e a trajetória de cinco objetos representativos do universo da moda. Os objetos foram selecionados diante dos demais exemplares presentes no acervo por critérios de construção de musealidade e potencial de musealização. O processo de pesquisa, em se tratando de um estudo de caso voltado para a construção do acervo do Instituto Rui Spohr, partiu, além da pesquisa documental, da coleta de informações históricas por meio de entrevista com a viúva do costureiro, Dóris Spohr, responsável pela salvaguarda de tal memória. O presente trabalho parte da perspectiva da cultura material e da história do objeto, concluindo que tais objetos, tidos como documentos-testemunhos, são representativos enquanto materialidades capazes de evocar histórias e memórias imateriais atreladas à História da Moda. ...
Abstract
The present work intends to understand how the Rui Spohr Institute contributes to the History of Fashion in Brazil. The research starts from a survey of national fashion collections, especially those derived from the legacies of Brazilian stylists. Aiming to analyze the figure of the stylist as a fundamental part of the fashion system, the legacy of Rui Spohr, stylist and communicator, is analyzed. As part of the History of Fashion, Rui Spohr was the starting point for the creation of the Rui S ...
The present work intends to understand how the Rui Spohr Institute contributes to the History of Fashion in Brazil. The research starts from a survey of national fashion collections, especially those derived from the legacies of Brazilian stylists. Aiming to analyze the figure of the stylist as a fundamental part of the fashion system, the legacy of Rui Spohr, stylist and communicator, is analyzed. As part of the History of Fashion, Rui Spohr was the starting point for the creation of the Rui Spohr Institute, a space for the preservation of objects related to his professional career and personal trajectory. The development of the research turns to the analysis of the collection of the Instituto Rui Spohr, starting from the history and biography of the objects present in the collection of the private institution, created through a family initiative to safeguard the legacy of the couturier. The Rui Spohr Institute portrays part of the History of Fashion through clothing, documents, photographs and three-dimensional objects. The following research investigates the valuation and trajectory of five representative objects in the world of fashion. The objects were selected in front of the other examples present in the collection by criteria of construction of museality and potential of musealization. The research process, in the case of a case study focused on building the collection of the Rui Spohr Institute, departed, in addition to documentary research, from the collection of historical information through an interview with the couturier's widow, Dóris Spohr, responsible for for safeguarding that memory. The present work departs from the perspective of material culture and the history of the object, concluding that such objects, taken as testimonial documents, are representative as materialities capable of evoking immaterial stories and memories linked to the History of Fashion. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
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TCC Museologia (153)
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