Estudo experimental com MOCAP : ensaio sobre a assinatura de movimento de Eva Schul
Visualizar/abrir
Data
2023Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este estudo, de caráter exploratório e reflexivo, tem por objetivo investigar traços que podem formar a assinatura de movimento da coreógrafa e professora Eva Schul. Para tanto, utilizou-se do sistema de captura de movimento (mocap) Perception Neuron 3, produzindo representações do corpo sob a forma de avatar. O tema surgiu como uma provocação do projeto de pesquisa Arquivos Digitais em Artes Cênicas: construção de memórias e inovação tecnológica, coordenado pela Dra. Mônica Fagundes Dantas, qu ...
Este estudo, de caráter exploratório e reflexivo, tem por objetivo investigar traços que podem formar a assinatura de movimento da coreógrafa e professora Eva Schul. Para tanto, utilizou-se do sistema de captura de movimento (mocap) Perception Neuron 3, produzindo representações do corpo sob a forma de avatar. O tema surgiu como uma provocação do projeto de pesquisa Arquivos Digitais em Artes Cênicas: construção de memórias e inovação tecnológica, coordenado pela Dra. Mônica Fagundes Dantas, que dirigiu diferentes processos de trabalho durante à Residência Artística em Mocap Streamer vinculada à Goldsmith/Universidade de Londres, e a construção do website Carne Digital: Arquivo Eva Schul. A metodologia, baseada na abordagem qualitativa, contém os seguintes procedimentos: acompanhamento às sessões de captura de movimento realizadas em parceria com a equipe interdisciplinar do projeto de pesquisa; seleção, organização, edição e disponibilização dos arquivos de captura de movimento; observação e descrição de movimentos do avatar; análise e discussão do processo. Entende-se que esta é uma modesta investigação sobre o assunto, e que a ferramenta escolhida é uma alternativa metodológica capaz de construir uma representação digital do corpo dançante. Portanto, foram requeridas adaptações do corpo ao equipamento e a localização de uma configuração que afine o sistema de captura às especificidades do dançar capaz de produzir eficaz semelhança e reconhecimento da técnica dentro dessa interface tecnológica. Percebe-se que este é um novo recurso técnico-artístico possível de ser inserido em diferentes campos de atuação da pesquisa em arte e do próprio fazer artístico. ...
Abstract
This exploratory and reflective study aims to investigate traits that may form the movement signature of choreographer and teacher Eva Schul. For that, the movement capture system (mocap) Perception Neuron 3 was used, producing representations of the body in avatar. The theme emerged as a provocation of the research project Digital Archives in Performing Arts: building memories and technological innovation, coordinated by Dr. Mônica Fagundes Dantas, who directed different work processes during ...
This exploratory and reflective study aims to investigate traits that may form the movement signature of choreographer and teacher Eva Schul. For that, the movement capture system (mocap) Perception Neuron 3 was used, producing representations of the body in avatar. The theme emerged as a provocation of the research project Digital Archives in Performing Arts: building memories and technological innovation, coordinated by Dr. Mônica Fagundes Dantas, who directed different work processes during the Artistic Residency in Mocap Streamer linked to Goldsmith/University of London, and the construction of the website Carne Digital: Arquivo Eva Schul. The methodology, based on a qualitative approach, contains the following procedures: monitoring the motion capture sessions carried out in partnership with the interdisciplinary team of the research project; selection, organization, editing and availability of motion capture files; observation and description of avatar movements; analysis and discussion of the process. It is understood that this is a modest investigation on the subject, and that the chosen tool is a methodological alternative capable of building a digital representation of the dancing body. Therefore, adaptations of the body to the equipment and the location of a configuration that tunes the capture system to the specificities of dancing were required, capable of producing effective similarity and recognition of the technique within this technological interface. It is perceived that this is a new technical-artistic resource that can be inserted in different fields of research in art and in artistic making itself. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança. Curso de Dança: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Dança (148)
Este item está licenciado na Creative Commons License