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dc.contributor.advisorKoller, Silvia Helenapt_BR
dc.contributor.authorSouza, Ana Paula Lazzaretti dept_BR
dc.date.accessioned2023-05-19T03:46:31Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/258326pt_BR
dc.description.abstractO Juventude em Cena, programa de educação em direitos humanos e de promoção de protagonismo juvenil, é apresentado e avaliado. Para tanto foi empregado um delineamento quasi-experimental longitudinal. Participaram 72 adolescentes de 12 a 18 anos, provenientes da Região Metropolitana de Porto Alegre, divididos em dois grupos: Adolescentes que integravam o programa (G1) e adolescentes que não integravam (G2). O impacto do programa foi avaliado através dos seguintes questionários: biossociodemográfico, conhecimento em direitos, experiências em protagonismo juvenil e no programa, e inventário sobre a situação de direitos. Foi utilizada a inserção ecológica e o diário de campo para a avaliação do processo. Os resultados indicaram que após cinco meses da primeira avaliação, o G1 apresentou maior conhecimento quanto aos direitos de participação na família. Resultados qualitativos demonstraram que o programa foi capaz de promover ações protagonistas e o reconhecimento dos adolescentes de G1 como representantes de sua comunidade.pt_BR
dc.description.abstractThe Youth on Stage, a program for human rights education and promotion of youth participation, is presented and evaluated. For this study, a quasi-experimental longitudinal design was used. Participants were 72 adolescents aged 12 to 18 years, from the metropolitan region of Porto Alegre, divided into two groups: Adolescents who participated in the program (G1) and adolescents who did not (G2). The impact of the program was evaluated using the following questionnaires: socio-demographic survey, knowledge of rights, experiences of youth participation and in the program, and an inventory of human rights. Process evaluation was performed with the use of the ecological engagement approach and a field diary. Findings indicate that after five months from the first assessment, the G1 gained more knowledge regarding the rights of participation in the family. Qualitative results showed that the program promoted protagonist actions and the recognition of adolescents (G1) as community representatives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAdolescenceen
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjecthuman rightsen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParticipação socialpt_BR
dc.subjectAvaliação de programa educacionalpt_BR
dc.titleAvaliação de um programa de educação em direitos humanos e promoção de participação social para adolescentes – Juventude em Cenapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000866800pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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