Desenvolvimento de uma intervenção para o manejo da raiva em crianças e validação da Emotion Regulation Checklist
dc.contributor.advisor | Sperb, Tania Mara | pt_BR |
dc.contributor.author | Reis, Aline Henriques | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-18T03:56:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/258292 | pt_BR |
dc.description.abstract | A raiva decorre de frustração e injustiça cuja expressão desadaptativa pode culminar em agressão e danos. Esta tese teve dois estudos. O estudo I objetivou adaptar e validar o instrumento “Emotion Regulation Checklist” (ERC) que mensura a Regulação Emocional (RE) e a Labilidade/Negatividade Emocional (L/N) de crianças. Participaram da validação 561 pais e professores, que responderam ao instrumento com referência a crianças com idade entre 3 e 12 anos. Os pressupostos para AFE foram adequados (Bartlett: χ² = 3734.2, df = 253, p< .001; KMO = .880) e a solução bifatorial (RE e L/N) foi a indicada, explicando 57% da variância. As cargas fatoriais foram adequadas (L/N: range from .33 to .83; RE: range from .35 to .78). Obtiveram-se evidências de validade de critério de tipo convergente com a escala SSRS-BR que avalia habilidades sociais. No estudo II, avaliou-se o impacto e o processo de uma intervenção cognitivo-comportamental para manejo da raiva em crianças. A ERC foi utilizada no estudo II, como medida pré e pós-teste. A intervenção ocorreu semanalmente na escola, com 12 encontros de 90 minutos de duração, e foi conduzida com dois grupos de crianças com idade de 7 a 10 anos, um grupo com três meninos e outro com quatro meninas. Avaliou-se a efetividade da intervenção com instrumentos aplicados às crianças, cuidadores e professores no pré e pós-teste, e o processo com a análise de juízes de parâmetros relativos ao protocolo terapêutico, adesão infantil ao tratamento e variáveis da aliança terapêutica. A análise do impacto não revelou diferenças estatisticamente significativas, considerando os índices obtidos nos instrumentos pré e pós-teste. A análise do processo obteve pouca concordância entre os juízes quanto aos parâmetros avaliados. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Criança | pt_BR |
dc.subject | Regulação emocional | pt_BR |
dc.subject | Raiva | pt_BR |
dc.subject | Psicometria | pt_BR |
dc.subject | Relações pais-criança | pt_BR |
dc.subject | Validade dos testes | pt_BR |
dc.subject | Terapia cognitivo-comportamental | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de uma intervenção para o manejo da raiva em crianças e validação da Emotion Regulation Checklist | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Habigzang, Luísa Fernanda | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000937663 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Psicologia | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2014 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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