Sabedoria digital, cultura digital e maker na educação em Ciências
dc.contributor.advisor | Boll, Cíntia Inês | pt_BR |
dc.contributor.author | München, Silvia Vieira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T03:30:40Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257496 | pt_BR |
dc.description.abstract | Na contemporaneidade, as tecnologias digitais da informação e comunicação se tornaram ainda mais importantes na vida das pessoas. O acesso às informações ocorre de forma mais rápida, fator que pode ser utilizado também no ensino. Desde 2020, convivemos com a pandemia da Covid-19, o que promoveu o mundo tecnológico e o envolvimento da Cultura Digital na vida das pessoas e, principalmente da escola, dos alunos e dos professores. Dessa forma, o presente estudo procura analisar e discutir como a Educação em Ciências pode ser potencializada por meio da Cultura Digital e Maker na educação básica. Para tanto, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa, de natureza básica. Para contemplar os objetivos do estudo, optou-se por utilizar a pesquisa documental de caráter exploratório, analisando as possibilidades e desafios das tecnologias digitais, aliadas às metodologias ativas, no ensino de Ciências da Natureza. Também, procurou-se investigar, nos projetos políticos pedagógicos dos cursos de licenciatura em Ciências e Biologia, a presença de disciplinas que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades da Cultura Digital e Maker. Como resultados, verificou-se que o uso de tecnologias digitais no ensino de Ciências pode transformar o método tradicional de ensino quando utilizadas junto às metodologias ativas, para atender as demandas da educação na era digital, os professores precisam ter a formação para tal. No estudo, não foram encontrados componentes específicos da Cultura Maker, mas algumas disciplinas que permeiam aspectos relacionados ao desenvolvimento de competências da sabedoria digital e Maker. O enfoque maior é dado para o letramento, demonstrando que existe um grande campo a ser explorado e que pode ajudar a mitigar os prejuízos acentuados pela pandemia à educação. | pt_BR |
dc.description.abstract | In contemporary times, digital information and communication technologies have become even more important in people's lives. Access to information occurs more quickly, a factor that can also be used in teaching. Since 2020, we have lived with the Covid-19 pandemic, which has promoted the technological world and the involvement of Digital Culture in people's lives, and especially in schools, students and teachers. Thus, the present study seeks to analyze and discuss how Science Education can be enhanced through Digital Culture and Maker in basic education. For that, a qualitative methodological approach, of a basic nature, was used. To contemplate the objectives of the study, it was decided to use documentary research of an exploratory nature, analyzing the possibilities and challenges of digital technologies, combined with active methodologies, in the teaching of Natural Sciences. Also, an attempt was made to investigate, in the pedagogical political projects of the degree courses in Science and Biology, the presence of disciplines that promote the development of skills and abilities of Digital Culture and Maker. As a result, it was found that the use of digital technologies in science teaching can transform the traditional teaching method when used with active methodologies, to meet the demands of education in the digital age, teachers need to be trained to do so. In the study, specific components of the Maker Culture were not found, but some disciplines that permeate aspects related to the development of digital wisdom and Maker skills. Greater focus is given to literacy, demonstrating that there is a large field to be explored and that it can help mitigate the damage accentuated by the pandemic to education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Digital wisdom | en |
dc.subject | Tecnologia da informação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Digital Culture | en |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Maker Culture | en |
dc.subject | Ensino fundamental e médio | pt_BR |
dc.subject | Active methodologies | en |
dc.title | Sabedoria digital, cultura digital e maker na educação em Ciências | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166611 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
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Multidisciplinar (2564)