Literatura infantil e relações étnico raciais : personagens negros protagonistas nos livros de literatura infantil
dc.contributor.advisor | Arenhaldt, Rafael | pt_BR |
dc.contributor.author | Rosa, Raquel Dias Flores da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T03:29:27Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/257462 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo trata da literatura infantil com temática das relações étnico-raciais e de personagens negros protagonistas. Teve como objetivo analisar como é representada a temática étnico-racial negra nos livros de literatura infantil, considerando o protagonismo de pessoas e da cultura negra, a formação da autoestima e as políticas do cabelo. Do ponto de vista metodológico caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, a partir do levantamento em um acervo de livros de literatura infantil que tratam da temática étnico-racial. A leitura e mapeamento dos livros contou com a organização das fichas catalográficas, das sinopses e a categorização por temáticas. Para a análise das obras buscou-se fazer uma descrição do seu conteúdo, buscando as representações de personagens protagonistas negros, procedendo à categorização: (I) Ancestralidade, heranças, raízes e cultura negra; (II) Recontos e adaptações de contos de fadas; (III) Cabelo; (IV) Cenas cotidianas familiares; (V) Questões sociais, medos, realidade e fantasia; (VI) Músicas e danças; (VII) Questões de gênero; (VIII) Princesas negras e (IX) Grandes contribuições, talentosos, heróis e heroínas. Outrossim, sistematiza uma linha do tempo das obras de literatura infantil com abordagem étnico-racial, contendo sua a evolução e o quantitativo por ano de publicação. As obras de literatura infantil foram sistematizadas por título, capa, autor/a, ilustrador/a, tradutor/a e sinopse. Destaca-se, por fim, as políticas do cabelo na literatura infantil, desenvolvendo uma análise de seis obras de literatura infantil com temática étnico-racial e com foco na questão do cabelo e problematiza sobre o protagonismo negro na literatura infantil. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Negritude | pt_BR |
dc.title | Literatura infantil e relações étnico raciais : personagens negros protagonistas nos livros de literatura infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001166736 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Pedagogia (1401)